No Dia Mundial do Meio Ambiente –comemorado no domingo, 5 de maio– a restinga na área central de Guriri foi contemplada com plantio de mudas nativas e limpeza. Através da secretaria municipal de Meio Ambiente e voluntários, foi realizado trabalho de conscientização, educação ambiental e coleta de lixo na praia.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações, o secretário de Meio Ambiente, Antônio Ricardo Cassa Louzada, destacou a importância das ações.

“Trabalhamos com a conscientização da educação ambiental junto às crianças e pessoas que circulavam pelo local. Fizemos a coleta de lixo na praia e recolhemos mais de 200 quilos de lixo, no espaço entre a igrejinha e a área dos pescadores. Tem muito lixo que a vegetação tampa. As pessoas jogam garrafas e outros objetos. Encontramos até cadeiras quebradas. Esse tipo de material fica ali por muitos anos. Uma garrafa de vidro, por exemplo, não se decompõe nunca” – frisa.

Segundo o secretário, muitas pessoas enxergam a restinga de Guriri apenas como mato. “Muita gente passa por cima da restinga, joga lixo. Só que ali existe um bioma. Existe vida naquela área. Alguns animais e plantas só sobrevivem naquele tipo de ambiente. O nosso trabalho é buscar a recuperação, principalmente com replantio”.

Leia também:   Aumento na procura faz preço do arroz subir em São Mateus

Ricardo Louzada salienta a importância da preservação da restinga para evitar problemas futuros. “O vento nordeste que chega a Guriri durante o ano todo, com exceção desse período que é vento sul, acumula muita areia na avenida e isso incomoda, atrapalha. Se não cuidarmos da vegetação pode acontecer o que aconteceu lá no passado com Conceição da Barra e Itaúnas, ou seja a areia pode tomar conta, o que seria um prejuízo incalculável”.

 

OUTRAS AÇÕES

De acordo com Ricardo Louzada, durante toda a semana, a secretaria de Meio Ambiente e voluntários continuam com o plantio e distribuição de mudas na orla de Guriri. “Estamos programando uma ação para esta semana de doação de mudas casada com a doação de sangue. A ideia é que as pessoas, ao fazerem a doação de sangue, recebam uma muda de presente”.

Leia também:   Anunciada a conclusão de praça no Bairro Boa Vista

Segundo o secretário, junho é o mês de conscientização para doação de sangue, por isso a ideia de associar o ato à distribuição das mudas. Funcionários do Hemocentro de São Mateus estarão na Prefeitura, fazendo a coleta de sangue e a equipe da Secretaria de Meio Ambiente, a entrega das mudas. Ricardo Louzada afirmou ainda que falta apenas definir o dia da ação.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here