Presidente do Conselho de Administração da empresa Placas do Brasil, Luís Soares Cordeiro disse que a produção na empresa será retomada na segunda-feira (27). A fábrica localizada às margens da BR-101, em Pinheiros, foi atingida por um incêndio no domingo (19) e os trabalhos de contensão de sinistro seguiram durante toda a semana.

Em entrevista à Rede TC de Comunicações nesta sexta-feira (24), Luís Cordeiro salientou que ainda não é possível estimar o tamanho do prejuízo. “Essa tarefa fica para depois de voltar com a produção, que é a nossa prioridade. Mas todo o processo está sendo conduzido com racionalidade e responsabilidade orçamentária” – sustenta.

O presidente reitera os agradecimentos “a todas as pessoas, empresas e entidades que se solidarizaram e apoiaram a [empresa] Placas do Brasil neste momento difícil”. Conforme Luís Cordeiro, a indústria de MDF pretende realizar um Workshop com os colaboradores para extrair lições que foram aprendidas e, assim, fortalecer as ações decorrentes em relação a esse tipo de sinistro.

Os trabalhos de contenção do incêndio feito pelos bombeiros militares e brigadistas da empresa Placas do Brasil continuaram durante toda a semana.
Foto: CBMES/Divulgação

 

BOMBEIROS

Leia também:   Sobe para 10 o número de mortos após incêndio em pousada em Porto Alegre

De acordo com o Corpo de Bombeiros do Espírito Santo, os militares ainda realizam o monitoramento do trabalho dos brigadistas da fábrica, que assumiram a parte de rescaldo e esvaziamento dos silos que contém cascalho de madeira.

“Atualmente, após o trabalho realizado, a área é considerada de baixo risco e o incêndio [foi] totalmente controlado. De qualquer forma, as equipes do CBMES estão de prontidão para qualquer imprevisto, caso haja necessidade de atuação” – destaca.

 

INCÊNDIO

O incêndio na empresa Placas do Brasil iniciou na tarde de domingo (19). Dada a natureza da atividade, que é a fabricação de placas de MDF, a indústria possui grande depósito de madeira. O fogo queimou as ilhas de biomassa no pátio e os silos de biomassa e cavaco de processo.

O fogo foi controlado num trabalho conjunto dos bombeiros e equipe de brigadistas da fábrica, com apoio da comunidade regional, com carros pipas, sistemas de irrigação e outros equipamentos. Com esse trabalho, as demais instalações industriais foram preservadas.

Durante a semana, os bombeiros militares, em colaboração com os brigadistas da empresa, atuaram no rescaldo no pátio de armazenamento de madeira, monitorando os pontos quentes com equipamento tecnológico e fazendo a remoção do material para evitar a reignição. As equipes atuaram, também, no resfriamento dos silos de biomassa e retirada de material. “O trabalho foi feito com máxima cautela por se tratar de uma zona altamente complexa”, complementa o Corpo de Bombeiros.

Leia também:   Sobe para 10 o número de mortos após incêndio em pousada em Porto Alegre

Foto: CBMES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here