Após matéria sobre a oferta de atendimento odontológico em 16 unidades de saúde em São Mateus, leitores entraram em contato com a Reportagem e relataram que encontraram dificuldades para conseguir atendimento.

Um morador do Bairro Ideal disse que após ler a matéria procurou a unidade de saúde do bairro, no entanto, foi informado de que o atendimento estaria temporariamente suspenso. “Disseram que não era possível atender porque o equipamento estava com defeito, estava faltando uma lâmpada” – frisa.

Ele afirmou que deixou o contato telefônico com a atendente para ser contactado quando o problema fosse solucionado. “Eles não deram uma previsão para atendimento. A coincidência é que no dia em que procurei o atendimento, fui informado que havia um técnico no local fazendo a manutenção do equipamento. Estou aguardando” – detalha.

Outra leitora, moradora do Bairro Pedra D’Água, também contatou a Reportagem para relatar dificuldades no atendimento. “Na unidade do meu bairro, o médico [odontólogo] até fez uma avaliação, mas não pode prosseguir com o atendimento porque falta lâmpada no equipamento” – relata. Segundo ela, a orientação era que retornasse à unidade em alguns dias, o que relatou ainda não ter feito.

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RESPOSTA

Em entrevista, o coordenador do Programa de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Samir Georges Zogheib, garantiu que as unidades de saúde estão com atendimento odontológico normalizado e que os problemas são pontuais, mas resolvidos pelos setores responsáveis.

Segundo ele, nesta semana, por exemplo, apenas a unidade de saúde do Bairro Cohab estava sem atendimento por problemas na parte elétrica do prédio.

“Eventualmente temos problemas. Por exemplo, o odontólogo de Guriri quebrou a perna na semana passada. É um caso eventual. Mas todas [unidades de saúde que ofertam o atendimento odontológico] estão funcionando” – enfatiza.

Ele explica que a unidade de saúde só pode atender os moradores da região de influência, mas que, em casos urgentes, qualquer unidade pode realizar o atendimento.

“Essas eventualidades podem acontecer. O médico faltar por problemas de saúde, uma lâmpada queimada. Por exemplo, a empresa que ganhou a concorrência para a manutenção dos equipamentos é de Linhares. Então, pode demorar um ou dois dias até avaliar e resolver o problema” – reforça.

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Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

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