Cada vez mais as organizações criminosas vão se aperfeiçoando em aplicar golpes. Em todo o Brasil, são registradas atividades nas quais os golpistas inserem dispositivos mecânicos em caixas eletrônicos, a fim de reter e se apropriar posteriormente de cartões e até mesmo de dinheiro das vítimas. Diante deste cenário, para evitar que caiam na ação dos bandidos, os usuários de caixa eletrônico precisam de alguns cuidados.

Um dos responsáveis por investigações deste tipo de golpe no Espírito Santo, o delegado da Polícia Civil Guilherme Eugênio Rodrigues, concedeu entrevista à Rede TC de Comunicações para dar orientações aos usuários de bancos.

Um dos responsáveis por investigações de golpes em instituição no Espírito Santo, o delegado da Polícia Civil Guilherme Eugênio Rodrigues (à direita), recomenta que, “se [o cliente] desconfiar da situação, acione a polícia imediatamente”.
Foto: PCES/Divulgação
Segundo ele, uma das principais é nunca revelar a senha de cartões e procurar as agências prioritariamente em horário de expediente bancário. Ele explica que as ações de golpistas acontecem geralmente fora do horário de funcionamento interno das instituições.

Em caso de retenção de cartão, o delegado recomenda pedir ajuda a algum segurança do local, seja de agências bancárias, shopping, supermercado ou outro local onde houver caixa eletrônico instalado. Caso não seja possível, a pessoa não deve fornecer a senha para ninguém, nem mesmo por atendimento remoto. Deve permanecer no local e entrar em contato com algum familiar ou pessoa de confiança.

“Nenhuma ação bancária lícita implica no fornecimento de senha”, lembra o delegado. Ele ressalta que nem mesmo o gerente do banco solicita senha pessoal ao cliente.

O delegado sustenta que os criminosos geralmente criam procedimentos para aplicar os golpes em pessoas idosas ou com aparente dificuldade em lidar com equipamentos eletrônicos. Sendo assim, orienta que essas pessoas só utilizem o serviço com o auxílio de um familiar ou pessoa de extrema confiança.

 

BOLETIM DE OCORRÊNCIA

O delegado Guilherme Eugênio orienta que as vítimas de golpes em caixas eletrônicos devem registrar boletim de ocorrência na Polícia Civil e apresentar o documento às instituições bancárias onde por ventura tenham sido vítimas de golpe. Ele orienta ainda que, em caso de golpe registrado em caixa eletrônico dentro das dependências das agências, as instituições têm o dever de ressarcir as vítimas.

 

Foto do destaque: PCES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here