Um centro especializado em reabilitação em São Mateus é um desejo antigo de pais de autistas da região. E para que esse sonho se concretize, um grupo tem se reunido com autoridades com o objetivo de conquistar esse centro para o Município. Uma das apoiadoras do centro, a psicóloga Adna Maria Farias Silva destaca que após o encontro com pais de autistas realizado em abril, algumas ações nesse sentido já foram realizadas.

Segundo ela, uma conquista é o remanejamento de alguns profissionais, que possuem carga de atendimento de 40 horas semanais, para atender 20 dessas horas na sede da Apae. Ela afirma que esse direcionamento foi feito por meio de acordo entre a Superintendência Regional Norte de Saúde e a Secretaria de Saúde de São Mateus.

Dessa forma, segundo Adna, já está sendo realizado o atendimento em algumas especialidades. “Já temos esse resultado positivo”, frisa a psicóloga.

Adna explica ainda que, em São Mateus, não existe atendimento específico para autistas. “O que existe são alguns profissionais na Apae que atendem 55 autistas que frequentam a instituição. O desejo é trazer esse centro, que não é somente para o autista, mas sim, para várias necessidades. Um lugar específico para que todos tenham atendimentos com psicológicos, fonoaudiólogos, psiquiatras, neuropsiquiatras, neuropsicólogos. São várias especialidades em um único espaço” – argumenta.

Leia também:   Município cede caminhonete para a escola agrícola de Nestor Gomes
A psicóloga Adna Maria Farias Silva explica que o atendimento a autistas em São Mateus é feito na Apae.
Foto: Divulgação

Segundo Adna, São Mateus possui mais de 200 pessoas diagnosticadas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA). “Quem está levantando essa bandeira são os pais desses autistas. O Fábio do Nascimento, por exemplo, é um dos que lutam pela causa. Temos esperança nesse projeto que é uma necessidade para os portadores de deficiência. Não temos uma previsão, uma data. O que temos é um povo animado levantando a bandeira” – afirma.

 

ENCONTROS

Após as ações realizadas no Dia do Autista (2 de abril), no Centro de Vivência Amélia Boroto, outros encontros e reuniões já foram realizados com o objetivo de acelerar a instalação de um centro especializado no Município, segundo Adna.

“Tivemos duas reuniões com o Edilson [superintendente regional de Saúde]. Na última, que aconteceu na quinta-feira [19], estiveram presentes outras autoridades e pais de autistas. O objetivo das reuniões com essas lideranças é conquistar recursos, dos governos federal e estadual, para a instalação do centro especializado”.

 

Foto do destaque: Gov.br/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here