Ordenado em Verona, na Itália, em 26 de junho de 1966, o padre comboniano Ernesto Ascione acaba de completar 58 anos de vida sacerdotal, dos quais 55 são dedicados ao trabalho no Brasil. Padre Ernesto detalha que foi ordenado na Congregação dos Missionários Combonianos, na Casa Madre, onde São Daniel Comboni iniciou as obras missionárias.

“O sentimento é de gratidão a Deus por esta longa caminhada realizada com muita felicidade, com muita satisfação. Parece que o povo está gostando da minha atuação. Cheguei ao Brasil no dia 3 de março de 1969” – lembra.

O aniversário de 58 anos de vida sacerdotal do padre Ernesto Ascione foi celebrado por seminaristas na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
Foto: Divulgação

Padre Ernesto tem 82 anos e continua a serviço da missão dos combonianos no Brasil. Destes 55 anos de missão no Brasil, padre Ernesto passou 20 anos no Espírito Santo, grande parte deste tempo em São Mateus, vivendo no Centro Paroquial São Daniel Comboni, onde atuou também como administrador da Paróquia Santo Antônio. “A Santa Sé nos deixou uma paróquia para nós cuidarmos, sermos padres. Nós, lá, trabalhamos toda a equipe. Nos últimos anos passei em São Mateus, onde conheci todos vocês da Tribuna do Cricaré” – reforça.

Atualmente, ministra aulas em um seminário para estudantes de teologia, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), para 12 seminaristas pela Congregação dos Missionários Combonianos. “São todos africanos que estudam para um dia trabalhar como missionários na África, no país deles” – frisa.

 

Vida sacerdotal é grande felicidade

Para o padre Ernesto, a vida sacerdotal é uma grande felicidade. “Dar a vida por um grande ideal exige muita coisa, mas os frutos, a satisfação, são alegrias demais. É a felicidade de algo muito grande a realizar” – afirma.

“Apesar da minha idade, ainda trabalho, procuro servir o máximo possível. Aqui, na Comunidade, nós temos uma paróquia e também sou chamado para missas, celebrações, palestras e depois escrevo no meu tempo livre um artigo para vocês e agradeço imenso ao Márcio [Castro, Diretor Geral da Rede TC de Comunicações], ao seu redator [Claudio Caterinque, repórter], muito querido, que me publica. Muito obrigado mais uma vez. Estou sempre ao dispor” – complementa.

Os artigos do Padre Ernesto Ascione são publicados, rotineiramente, duas vezes por semana, nas edições de quarta-feira e sábado, na seção de opinião do jornal Tribuna do Cricaré.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here