Secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Ricardo Cassa Louzada disse que o monitoramento das praias do litoral mateense continua constatando a chegada de fragmentos de óleo, porém em quantidade muito reduzida. Conforme disse, as praias estão limpas, com as equipes recolhendo rapidamente os “pequenos resíduos” que chegam.

Ricardo Louzada frisa que a base da Marinha continua instalada em São Mateus, realizando o monitoramento do litoral norte capixaba. Ele detalha que o recolhimento de fragmentos nas praias capixabas atingidas dá um total de 30 quilos a 50 quilos por dia, mas que teve um dia em que foi retirado apenas oito quilos de material.

“A Prefeitura de São Mateus estava recolhendo, no início, todo lixo sujo de óleo que estava na praia. O lixo já não existe mais. A limpeza de Guriri está dando dois quilos de algas sujas de óleo, de conchinha suja de óleo, resíduos bem pequeninos. O resíduo hoje é mais areia e alga suja de óleo do que o óleo em si” – ressaltou.

Leia também:   Homem é flagrado com pistola

O secretário ressalta que o monitoramento continua, “porque no Nordeste teve caso de praias que o óleo tinha parado de chegar e depois de um tempo voltou a ser registrado”. Ele sustenta que as praias de São Mateus estão limpas.

VIGILÂNCIA CONSTANTE
A Reportagem enviou questionamentos para a Comissão Especial para Acompanhamento das Ações do Plano de Contingência da Crise do Vazamento do Óleo do Ceunes. Em resposta, o setor de comunicação confirmou que a quantidade de óleo que chega a Guriri é muito pequena. A comissão afirmou ainda que não há como prever até quando estes fragmentos continuarão a chegar ao litoral mateense e que será preciso manter vigilância e a limpeza das praias.

Questionamentos também foram enviados para os setores de comunicação do Ibama e da Marinha do Brasil sobre registro de chegada de óleo em outras praias capixabas e sobre a quantidade de óleo recolhido nas praias de São Mateus desde o início da chegada do óleo, no entanto, até o fechamento desta página, ainda não havia sido registrado retorno.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here