Mesmo com o fim do Verão nesta quarta-feira (20), as altas temperaturas devem continuar ao menos nos primeiros dias do Outono. Diante disso, a mateense, mestre em nutrição e saúde, Leandra Almeida, orienta e dá dicas para manter o corpo hidratado nesses dias de calorão.

“É preciso trabalhar bastante a hidratação. Este é o primeiro ponto. Não é interessante beber água em grandes quantidades de uma só vez, é bom ir espaçando ao longo do dia. Não é essa história de que são dois litros [de água] para todo mundo. Isso depende. É preciso levar em consideração alguns fatores e fazer o cálculo. Fogem à regra, por exemplo, pessoas com cálculos renais ou que tenham problemas cardíacos” – explica.

Leandra Almeida é pós-graduada em Segurança Nutricional e Qualidade dos Alimentos, em Clínica Esportiva e mestre em Nutrição e Saúde.
Foto: Divulgação

Leandra ressalta que o consumo de frutas é livre. Segundo ela, as frutas, em sua maioria, têm abundância de água. “Consumir ao longo do dia ajuda bastante”. Ela orienta também o consumo de saladas, tanto no almoço quanto no jantar. “O jantar, nesse período de calorão, é impossível, por exemplo, fazer sopa. Então aconselho uma opção de lanche mais leve. Pode ser uma omelete com ingredientes que a tornem ainda mais nutritiva, ou seja, opções de refeições que tenham a digestão mais rápida. Evitar carne vermelha à noite e dar preferência para frango e peixe” – frisa.

A nutricionista pontua que tem observado que as pessoas estão cada vez mais conscientes, procurando profissionais para alinhar a alimentação em busca de saúde, “não só pela estética, no caso das que desejam emagrecer, por exemplo”. Ela frisa que o que tem também motivado as pessoas é o cuidado com a saúde.

 

Água de coco e sucos naturais ajudam a hidratar

De acordo com Leandra, as pessoas que praticam esportes ao ar livre e com mais incidência de calor, como corrida, beach tênis, bicicleta, entre outros, acabam perdendo uma quantidade de líquido maior e a desidratação é elevada.

“Muitas vezes o profissional precisa entrar com um repositor eletrolítico [bebida com função específica de repor água, carboidratos e sais minerais perdidos durante a atividade física]. Sempre oriento buscar ajuda profissional porque normalmente o nutricionista faz um trabalho junto com o indivíduo para saber quantos quilos perdeu durante a atividade, quanto de desidratação, e aí a gente entra com a suplementação. Água de coco e sucos naturais ajudam demais” – reforça.

Com as altas temperaturas, é preciso manter a hidratação em dia, principalmente quando a pessoa pratica alguma atividade esportiva, conforme explica a nutricionista Leandra Almeida.
Foto: Freepik.com/Divulgação

Segundo Leandra, o profissional da nutrição adapta a alimentação e suplementação conforme os horários em que as pessoas podem fazer atividade física. “Suponhamos que o único horário livre seja de bastante calor. A gente adapta a alimentação e a hidratação para não ter consequências, isso dentro da nutrição, porque a gente busca fazer pré-treino, pós-treino e intra-treino, tudo conforme a individualidade” – detalha.

Foto do destaque: Freepik.com/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here