Por

Claudio Caterinque

Repórter

 

Uma nova solicitação para elevação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) em universidade federal foi entregue ao presidente Jair Bolsonaro. Desta vez, o pedido foi entregue pelo ex-senador Magno Malta na manhã desta segunda-feira (29).

Os documentos, elaborados pelo movimento pró-universidade federal do norte do Espírito Santo, foi entregue ao ex-senador em Vitória no sábado (27) pelo pastor Nilis Castberg durante evento do Partido Liberal (PL), do qual Magno Malta é o presidente estadual. O presidente Jair Bolsonaro vem afirmando que deverá se filiar ao PL nesta terça-feira (30).

Em resposta à Rede TC de Comunicações logo após a entrega dos documentos ao presidente Jair Bolsonaro, Magno Malta lembrou que a proposta presidencial é transformar 49 centros e extensões universitárias em universidades federais e que São Mateus “está nos planos de transformação em universidade desde o início”.

Segundo ele, o presidente garantiu que enviará os documentos ao ministro da Educação Milton Ribeiro, inclusive com pedido de estudos de viabilidade ao setor que cuida do orçamento do Ministério da Educação. “A expectativa é positiva porque São Mateus sempre esteve no plano de cima. Estou muito otimista” – declarou Magno Malta.

 

Pedagoga formada no Ceunes e representante da sociedade civil na luta pela emancipação do Centro Universitário, Mady Rodrigues afirma que questões políticas e a atual conjuntura econômica global tem trazido nuvens escuras para as aspirações de elevação do Ceunes. Porém, ela acredita que o recebimento dos documentos pelo presidente Jair Bolsonaro “acende uma luz no fim do túnel”.

“Quando a gente confia em Deus, as coisas acontecem. Temos a esperança de que seja agora, neste governo, que conquistaremos a emancipação do Ceunes. Depois, vamos atrás de outros benefícios para a nossa universidade federal” – disse Mady, destacando a participação do pastor Nilis Castberg e do ex-senador Magno Malta nessa nova empreitada.

Mady Rodrigues também representa a Associação de Ex-Alunos e Amigos do Ceunes.

 

HISTÓRICO

O primeiro pedido de elevação do Ceunes a universidade federal foi entregue oficialmente ao presidente da República na passagem dele por São Mateus em junho deste ano. Recentemente, o prefeito de Montanha e presidente do Consórcio Prodnorte, André Sampaio, entregou mais documentos e um novo pedido de emancipação do Centro ao ministro da Educação, Milton Ribeiro, que esteve em Barra de São Francisco inaugurando um campus do Ifes.

No entanto, a movimentação em Brasília iniciou bem antes, nos anos 2000, quando o então senador capixaba, Gerson Camata, e o deputado federal Neucimar Fraga, apresentaram, no Senado Federal e na Câmara dos Deputados, respectivamente, projetos de lei solicitando a criação da universidade federal por desmembramento do Ceunes da Ufes.

Neste ano, o deputado Neucimar Fraga apresentou novamente projeto de lei neste sentido.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here