O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, anunciou no início da noite desta quarta-feira (6), a nova Matriz de Risco, com a inclusão da classificação de risco muito baixo. A nova classificação será válida a partir de 8 de novembro, quer permitirá, por exemplo, shows com 100% da capacidade do local, desde que o público esteja todo vacinado contra covid-19.

O governador entende que o avanço da vacinação, associada ao uso de máscaras e as estratégias de testagem em massa, permitirá inaugurar uma nova fase com a reabilitação plena das atividades econômicas e sociais, instituindo a nova classificação de risco – que será identificada pela cor azul.

Para o risco muito baixo, a classificação será por cada microrregião administrativa do Estado. Agrupados em microrregiões administrativas, os municípios terão que alcançar 90% de cobertura dos adolescentes com primeira dose, 90% de cobertura de reforços nos idosos e imunossuprimidos e 80% dos adultos com segunda dose.

Neste risco, os eventos poderão, como shows, poderão ocorrer com a ocupação que o Corpo de Bombeiros permitir. Já em risco baixo, terá limite de 1.200 pessoas em locais fechados, com no máximo 50% da capacidade do espaço. Em locais abertos, será possível ter qualquer público, mantendo o limite de 50% da capacidade. Todos deverão estar vacinados.

Leia também:   Bombeiros capixabas são enviados para buscas de vítimas após chuvas no Rio Grande do Sul

Os municípios deverão permanecer com a recomendação do uso das máscaras e garantir ao menos um ponto de testagem no território a livre demanda para a população.

Comprovação da vacinação
Com os municípios capixabas atingindo as metas de coberturas vacinais estipuladas para a gestão de risco no Estado, será necessário a comprovação da vacinação contra a Covid-19 com duas doses ou dose única para atividades econômicas e culturais. A exemplo de eventos, shows, cerimoniais, independentemente da quantidade de participantes, a entrada será autorizada com a exigência do cartão de vacinação. Será vedada a participação em eventos culturais e econômicos de pessoas não vacinadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here