O Inverno já chegou, mas a queda nas temperaturas, comuns à estação, devem ocorrer mesmo no mês de julho. No entanto, é prevista a entrada de uma frente fria neste final de semana, últimos dias do mês de junho. De acordo com a Coordenação de Meteorologia do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), devido a atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, neste sábado o Sol aparece entre algumas nuvens e não há previsão de chuva em todo o Espírito Santo.

O Inmet destaca que o risco de queimadas e incêndios florestais devido à falta de chuvas pode ocorrer em algumas regiões, como no centro-oeste, onde fica o Pantanal.
Foto: Joédson Alves-ABr/Divulgação

Em São Mateus, as temperaturas seguem estáveis, podendo variar entre mínima de 20ºC e máxima de 31°C. Segundo os institutos de meteorologia, os sistemas de alta pressão atmosférica são frequentemente associados a ventos fracos na superfície e subsidência –movimento descendente de uma massa de ar na atmosfera. Em geral, esse fenômeno faz ‘secar’ uma massa de ar por aquecimento. Assim, a alta pressão normalmente traz céus limpos.

 

Já no domingo, as condições do clima podem mudar. O Incaper prevê muitas nuvens e poucas aberturas de Sol, principalmente no litoral norte capixaba. “Chove rápido, em alguns momentos do dia na faixa litorânea e no extremo norte do Espírito Santo. Nas demais regiões, divisa com o estado de Minas Gerais, céu nublado, mas sem previsão de chuva” – indica.

Leia também:   PRF detém em São Mateus homem suspeito de receptação de veículo

Na segunda-feira, primeiro dia do mês de julho, a previsão é de tempo instável e chuva em alguns momentos do dia no litoral do Estado. Nas demais regiões, Sol entre muitas nuvens, mas sem previsão de chuva.

 

Foto do destaque: Joédson Alves-ABr/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here