O Instituto Ipec também perguntou aos 608 entrevistados capixabas qual a preferência deles para a Presidência da República. O resultado indicou que, no Espírito Santo, o ex-presidente Lula (PT) tem 42% contra 37% do atual chefe do Executivo nacional, Jair Bolsonaro (PL). A pesquisa foi realizada a pedido da Rede Gazeta.

No entanto, quando analisada a margem de erro de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, os dois candidatos ficam tecnicamente empatados em solo espírito-santense, segundo a pesquisa Ipec.

Em terceiro lugar, aparece o candidato do PDT, Ciro Gomes, com 6%. Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU) e Pablo Marçal (Pros) somaram 1% das intenções de voto cada. Apesar do nome ainda aparecer no sistema de registro de candidaturas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Marçal já anunciou que desistiu de concorrer à presidência e que apoia Lula.

Ainda de acordo com a pesquisa, Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo) e Léo Péricles não atingiram 1% da preferência dos entrevistados. Já os candidatos Eymael (DC) e Soraya Thronicke (União Brasil) não foram escolhidos por nenhum dos entrevistados. O nome de Roberto Jefferson (PTB) não está no levamento pois, de acordo com o Instituto Ipec, ainda não havia oficialização da candidatura dele até a ata de registro da pesquisa, em 11 de agosto.

Leia também:   Polícia Militar apreende pistola após troca de tiros na zona rural de São Mateus

Segundo a pesquisa, 6% dos entrevistados votariam branco e nulo para presidente da República, e 5% preferiram não responder ou responderam não sabem.

 

PESQUISA

A pesquisa Ipec, encomendada pela Rede Gazeta, está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) sob o número ES-09385/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) BR-07979-2022. Foram feitas 608 entrevistas em 24 municípios capixabas entre os dias 14 e 16 de agosto. A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. As entrevistas foram pessoais por amostragem, com a seleção dos entrevistados de acordo com as proporções da população por grupos de idade, sexo, instrução e atividade econômica. Foi utilizado ainda questionário elaborado conforme os objetivos da pesquisa.

 

 

Foto do destaque: José Cruz-Agência Brasil/Divulgação

 

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here