Nesta sexta-feira (14), sexto dia da Festa da Penha 2023, a imagem peregrina de Nossa Senhora Mãe das Alegrias vai visitar Guarapari. A comitiva, que estava prevendo chegar ao Trevo de Setiba, na Cidade Saúde, às 9 horas, antecipou o horário para às 7 horas. Com isso, haverá mais tempo para percorrer os diversos bairros do roteiro, que passa ainda pelo Pronto Atendimento, no Ipiranga, e finaliza com uma Missa na Igreja Matriz do Centro, ao meio-dia.

“Vamos fazer a acolhida de Nossa Senhora para abençoar nossa cidade e seus moradores. Pretendemos recebê-la com muito amor. A imagem chega no Trevo de Setiba e percorre várias paróquias, em carreata. A ideia é que tenhamos duas paradas: no Pronto Atendimento, para rogar pelas bênçãos dos doentes e depois na Matriz do Centro, onde será celebrada uma grande missa em honra à nossa Mãe das Alegrias”, diz o padre Diego Carvalho dos Santos, da Cidade Saúde.

“Nossa Senhora da Penha é a padroeira de todos os capixabas e por isso é tão importante que a Festa em sua homenagem se amplie para outros municípios além do seu berço histórico, que é Vila Velha. Temos a participação das diversas dioceses, representantes de todo o Estado, durante o evento; recebemos visitantes de vários municípios e até de fora do Espírito Santo, mas esse movimento de visita da Mãe das Alegrias às cidades é muito especial”, diz padre Renato Criste, membro da Comissão Organizadora da Festa da Penha.

Leia também:   Inscrições Abertas: Programa QualificarES oferece cursos de qualificação profissional online

A programação completa inclui a acolhida da imagem pelos párocos e fiéis do município a partir das 7 horas no Trevo de Setiba, depois a imagem passa pelas paróquias São Tiago Maior (Setiba), Nossa Senhora de Lourdes (Santa Mônica), Sagrada Família (Guarapari), São Pedro (Muquiçaba), Bem Aventurado Padre Eustáquio (Olaria) e Nossa Senhora da Conceição (Centro).

Também está previsto um momento de oração e meditação no Pronto Atendimento de Guarapari, no bairro Ipiranga, às 11 horas. A visita se encerra com uma Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora da Conceição – Matriz do Centro de Guarapari, às 12 horas.

A Festa da Penha acontece entre os próximos dias 9 e 17 de abril, é realizada pela Comissão Organizadora da Festa da Penha – formada pela Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos da Festa da Penha -, é correalizada pela Prefeitura de Vila Velha e tem apoio de patrocinadores, parceiros e voluntários.

Para ficar por dentro de todas as notícias da Festa da Penha e a programação completa do evento, que começou neste domingo (9) e vai até o próximo dia 17, basta seguir o perfil oficial nas redes sociais @festadapenhaoficial – Facebook e Instagram.

Leia também:   Governo do Estado anuncia novos investimentos em Boa Esperança

A Festa da Penha está entre os maiores e mais antigos eventos religiosos do Brasil, de grande relevância na identidade e na cultura do povo capixaba. É uma realização da Mitra Arquidiocesana de Vitória, Convento da Penha e Associação dos Amigos do Convento da Penha, e correalização da Prefeitura de Vila Velha. Tem apoio institucional da Prefeitura da Serra e apoios da TV Gazeta, A Gazeta, 3 Corações e Água Pedra Azul. Copatrocínio da Unimed; Patrocínio Master da ArcelorMittal; e patrocínio do Banestes, Cesan, Dalla Home Center, Extrabom Supermercados, Javé Construções e Incorporações, Kajory e Instituto Cultural Vale. O evento é viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura Capixaba (LICC), da Secretaria de Estado da Cultura.

Foto do destaque: kariny Christ/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here