Vinda direto do Japão especialmente para o Salão Duas Rodas, que começou dia 19 e vai até 24 de novembro em São Paulo, a motocicleta conceitual Motoroid é um símbolo do futuro que a marca Yamaha imagina para a locomoção sobre duas rodas.

O protótipo futurista, elétrico e semiautônomo é capaz de auxiliar o piloto em inúmeras situações, combinando avançadas tecnologias de reconhecimento de imagens, robótica e inteligência artificial. O Motoroid é capaz de reconhecer seu dono, interpretar seus comandos de voz e com ele interagir.

Graças ao Active Mass Center Control System (AMCES), o modelo tem a capacidade de perceber a sua própria posição e ajustar o seu centro de gravidade de forma a ficar de pé sem qualquer ajuda. Por meio dessa tecnologia, o veículo de duas rodas consegue inclusive recolher o apoio lateral, levantar-se, e ir até o seu condutor, sozinho e sem qualquer tipo de ajuda.

O modelo conceitual faz uso de inteligência artificial para reconhecer o rosto e os gestos do motociclista e, só então ligar o seu motor elétrico. Já a interface homem-máquina (HMI – Human Machine Interface) por meio do tato, visa a promover a comunicação não-verbal entre máquina e seu “dono”. Ao montá-la, o piloto será “abraçado” pela carenagem, equipada com componentes que recriam a sensação de toque, aplicando forças, vibrações e movimentos ao condutor e simulando da maneira mais fiel possível a interação entre os dois.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here