Na família de Edimar Gonçalves de Souza, de 62 anos, montar o presépio em casa é uma tradição quem vem sendo passada por gerações. Ela é moradora do Bairro Santo Antônio e fiel, ativa, na Comunidade Matriz Santo Antônio. Ela afirma que a mãe, Noêmia Tomaz de Souza, de 86 anos, sempre foi muito devota ao catolicismo e através dela que, junto aos irmãos e sobrinho, nutriram o hábito de montar o presépio. “É importante e mantém a família unida”, reforça.

Na casa de Edimar, além da mãe Noêmia, moram os irmãos Elzimar, 60 anos, e Djalma, 63. Todos participam da montagem do presépio. Contam ainda com o auxilio de uma outra irmã, do cunhado e do sobrinho.

“Mamãe sempre trouxe o presépio à nossa presença, mesmo que fosse simples, mas que fizéssemos. Hoje, a gente participa na comunidade e através do material do Grupo de Reflexão vem sempre uma ideia de como montar o presépio” – frisa.

Ela explica que a montagem é feita após o primeiro domingo do advento –quando inicia o período de preparação para a vinda de Jesus, ou seja, o Natal. “De acordo com os dias da novena, a gente vai montando. Isso hoje em dia. Antes a gente montava com o que tínhamos, com os nossos materiais. Agora, como a igreja traz a proposta dentro do Grupo de Reflexão, é feito de acordo com a orientação. Mamãe fica numa alegria! Ela sempre pergunta: ‘vocês vão montar o presépio quando?’” – enfatiza.

Desta forma, o presépio, montado antes do Natal, permanece até o dia 6 de janeiro, na Festa de Santos Reis.

 

MEMÓRIAS

A cada ano, uma emoção diferente toma conta na hora de montar o presépio. Edimar reforça que a expectativa é muito grande. Ela destaca que o presépio feito no ano passado foi um dos que ela mais gostou de produzir.

“Foi feito dentro da proposta que estávamos trabalhando [na novena de Natal] que eram as diretrizes da Igreja. Foi muito bonito. Meu cunhado fez os pilares certinho da casa porque o tema era Palavra, Pão, Caridade, Missão. Ficou muito legal, bem interessante, gostei muito” – salienta.

“Estar junto, rezar junto e manter essa simplicidade que Jesus propôs para nós. São Francisco de Assis trouxe essa proposta para o mundo. Foi a partir dele que veio a tradição de montar o presépio. Hoje, a Igreja celebra 800 anos desde o primeiro presépio. Ele quis mostrar para a gente que a Palavra de Deus e de Jesus Cristo querem união, simplicidade e fraternidade entre todos. Gosto muito desse momento” – complementa.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here