Por DINO DIVULGADOR DE NOTÍCIAS – Estadão Conteúdo

O mercado de moda Plus Size no Brasil movimentará R$ 15 bilhões em 2027, de acordo com um levantamento realizado pela ABPS (Associação Brasil Plus Size). Segundo o relatório, o segmento cresceu 75% no país nos últimos 10 anos – o mesmo estudo apontou um faturamento de R$ 9,6 bilhões do segmento em 2021.

Nathalia Cercós Aguirre, CEO da Naguirre Shop, avalia que o crescimento do mercado plus size no Brasil acontece devido à necessidade de uma moda inclusiva, abrangente a públicos que vivem à margem das ditas normas de beleza convencionais

‘As mídias sociais e os movimentos de positividade desempenharam um papel muito importante para dar voz à diversidade, influenciando a mudança de paradigmas na indústria de moda’, explica Aguirre. 

‘Essa combinação de fatores trouxe relevância para pessoas que não se enquadram nos padrões convencionais e ditados pela maioria das fast-fashions’, complementa a empresária. De acordo com pesquisa realizada pela MindMiners no Brasil, 61% das pessoas obesas sentem dificuldade para encontrar roupas do seu tamanho nas lojas mais populares.

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Para Aguirre, as empresas de vestuário aos poucos responderam às necessidades do mercado, trazendo em suas linhas tamanhos e estilos para atender um público mais diversificado e com muito poder de compra. 

Moda inclusiva e autoestima 

Aguirre também reforça que a moda plus size oferece mais do que simplesmente roupas, é um veículo de expressão pessoal e autoaceitação. ‘Ao proporcionar uma gama diversificada de opções de vestuário, a moda plus size permite que as consumidoras se sintam representadas, confiantes e confortáveis em sua própria pele’, afirma. 

Uma pesquisa, publicada na edição de setembro da revista Body Image, entrevistou  participantes de 65 países e revelou que a aceitação do próprio corpo está diretamente ligada ao bem-estar psicológico e à satisfação com a vida. O Brasil ficou na 56ª posição do ranking de apreciação corporal. 

O estudo global ‘What Women Want’ revelou que 64% dos brasileiros entrevistados acreditam que as marcas de moda são as que mais ajudam na construção da autoestima. Aguirre explica que o crescimento do segmento no Brasil reflete também um avanço social e cultural. ‘Isso não só reforça a autoestima, mas também desafia os estigmas associados aos corpos fora do padrão, promovendo uma cultura de aceitação e inclusão’. 

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A empresária acredita que a moda plus size desempenha um papel fundamental no ’empoderamento’ e inclusão ‘À medida que continuamos a quebrar barreiras e a celebrar a diversidade, estabelecemos um caminho para uma indústria mais diversa e representativa’, defende Aguirre.

 

Foto do destaque: Reprodução/Instagram

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