O Ministério da Cultura criou um grupo de trabalho para fortalecer o forró de raiz no território brasileiro. A informação foi transmitida à Rede TC de Comunicações pelo coordenador estadual do Fórum Forró de Raiz, o mateense Isnaldo Pereira, que participou nesta semana de um encontro com a ministra Margareth Menezes em Brasília.

Isnaldo Pereira, que representou o Espírito Santo no encontro, disse que foram enviadas para a reunião delegações de 13 estados, sendo todos das regiões Sudeste e Nordeste, além do Distrito Federal.

O mateense detalha que o encontro aconteceu após pedido do deputado federal Daniel Almeida, da Bahia, que segundo ele sempre apoiou o forró como patrimônio cultural brasileiro.

O forrozeiro destacou ainda o suporte do secretário estadual da Cultura, Fabrício Noronha, que é o presidente do Fórum Nacional do Forró de Raiz. “O apoio que o Fabrício nos dá e a participação dele no movimento do forró pé-de-serra é a qualquer momento” – frisa.

Ele detalha que o encontro com a ministra Margareth Menezes foi importante para serem abordados quais os planos de políticas de salvaguarda que o movimento espera obter do novo Ministério da Cultura. “Fomos apresentar para ela o que o movimento do forró de raiz mais precisa” – enfatiza.

Dentre as principais ações, estão: garantir a implementação dos centros de referência do forró nos estados; permitir que haja a participação de um grupo de trabalho do fórum do forró na construção de políticas públicas estruturantes do governo federal no setor da cultura; solicitar o estabelecimento de cotas no montante de recursos de contratação dos festejos típicos da cultura forrozeira pelo setor público; criar uma lei federal que ampare os mestres dos saberes tradicionais quanto a trajetória de dedicação de fomento e difusão do forró.

Outro ponto é destinar recursos para realizar o mapeamento do forró tradicional em nível nacional e também criar um programa de fomento para realização de fóruns, encontros, seminários, workshop, palestras e demais formações para o segmento cultural.

 

Novidades no setor para São Mateus

 

Isnaldo Pereira ressalta que, a pedido da própria ministra da Cultura Margareth Menezes, ele continuou em Brasília para cumprir agenda com a assessora de Participação Social da pasta, Mariana Braga.

“O momento foi oportuno para falarmos das demandas das políticas públicas culturais do Estado do Espírito Santo e principalmente do município de São Mateus. Nos foi passado informações relacionadas sobre os novos procedimentos que o Governo Federal vai poder trabalhar para as políticas culturais da nossa região. Tem muita coisa bacana para acontecer e várias novidades” – salienta.

Isnaldo participou do encontro em Brasília também como presidente do Conselho Municipal de Cultura de São Mateus.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here