A vontade dos brasileiros de poder retomar hábitos de descompressão, como o de viajar, ir para o campo no fim de semana, ou mesmo descer para a cidade praiana mais próxima, cresce na mesma intensidade da vontade, e possibilidade de finalmente tomar a vacina. É o que aponta uma pesquisa da Hibou, uma empresa de monitoramento de mercado e consumo.

Segundo a empresa, o estudo revelou que 47% da população têm a intenção de viajar nos próximos 12 meses, mesmo com medidas de isolamento ainda em operação e sem previsão final de vacina para toda a população.

“O brasileiro está cansado de ficar em casa. Ele entende o valor da quarentena, mas não vê a hora de tomar a vacina e, finalmente, poder sair de casa. O turismo em si sempre ocupou espaço de destaque entre os principais objetivos da lista de desejos, mais forte que comprar um carro ou uma casa, por exemplo. Com isso em mente, a previsão é que, assim que puder sair de casa com segurança, o brasileiro vai se endividar, curtir em pouco espaço de tempo tudo o que ficou reprimido nesse um ano e meio em quarentena. Então, teremos um boom no turismo, que é a principal válvula de escape da população aqui” – analisa Ligia Mello, sócia da Hibou.

Leia também:   Programa de passagens aéreas acessíveis deve ser lançado em junho

 

TURISMO BRASILEIRO

Sim, as pessoas agora querem conhecer melhor o próprio País, segundo a Hibou. “Parece que a empatia e a união criada com a situação sensível vivida pela pandemia até aqui tornou a nossa própria grama ainda mais verde. No Brasil as viagens podem ser feitas de carro ou com voos curtos, que são opções mais seguras. O idioma também tem um papel importante aqui, já que, caso aconteça algum problema, de saúde ou imprevisto de viagem mesmo, fica muito mais fácil pedir ajuda no idioma nativo” – afirma.

De acordo com o estudo, entre os destinos mais almejados, 55,7% dos brasileiros querem conhecer outros estados dentro do Brasil, 22,9% têm em mente conhecer melhor o próprio Estado, ou seja, 78,6% das intenções de viagem estão em terras tupiniquins. Para o exterior, 20,5% pretendem ir para a América do Norte e 19% gostariam de embarcar em uma viagem à Europa.

 

Viagens para o exterior?

 

São Mateus – O coronavírus atrapalhou a vida e os planos de muita gente, e 24,1% desmarcaram viagens por completo, enquanto 17,5% apenas adiaram o passeio. Pensando em viagens nacionais, a maior parte dos entrevistados (69,5%) acredita que as pessoas voltarão a viajar somente após fevereiro de 2022.

Leia também:   Programa de passagens aéreas acessíveis deve ser lançado em junho

No caso das viagens internacionais, a população está ainda mais cética sobre o retorno, já que 81,4% apostam em uma normalização apenas após fevereiro de 2022 também. Ainda assim, seja aqui no Brasil ou no exterior, 51,6% da população sentem vontade em viajar ainda em 2021.

 

COLOCANDO

NA BALANÇA

Para 53,5% dos entrevistados, a principal preocupação em relação a viagens atualmente é, obviamente, a possível contaminação por coronavírus. No entanto, há, ainda, uma parcela de 35,7% que se preocupa com o risco de que essas viagens contribuam para uma nova onda casos de COVID-19 no país.

Entre as dificuldades, não menos relevante em uma pandemia, 33,1% se preocupam mesmo é com a própria situação financeira atual, 24,1% definem como impeditivo o fato de que os pontos turísticos estejam ainda fechados e 19,6% vê como dificuldade a alta cotação do dólar.

Na hora de planejar uma viagem, o brasileiro acha importante considerar a estação do ano (55,2%), o orçamento final (46,2%), ter um roteiro bem estruturado (43,3%), a forma de pagamento (40,1%) e ter acesso a pacotes promocionais (37.5%).

Leia também:   Programa de passagens aéreas acessíveis deve ser lançado em junho

“A companhia também é muito importante, família e companheiros, sejam casados ou namorados, juntos, correspondem por 73,4% das preferências do brasileiro para uma viagem. A pesquisa mostrou também que a população prefere planejar com antecedência essas viagens, sendo 24,8% com um ano antes e 36,3% entre 3 e 6 meses” – complementa, Ligia.

 

Foto do destaque: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here