Durante discurso na inauguração do Contorno do Mestre Álvaro, na Serra, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o compromisso de mais institutos federais e universidades no País neste mandato.

A declaração que enfatizou como fundamental ampliar as oportunidades aos jovens pobres de formação profissional vai de encontro aos anseios da comunidade regional do norte do Espírito Santo, que reivindica a instalação do Curso de Medicina em São Mateus e a transformação do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes) e Universidade Federal do Norte do Espírito Santo (Ufenes).

Inclusive, presente na agenda de Lula na Serra, o prefeito Daniel Santana adiantou que reiteraria ao Presidente o pedido para a Ufenes e o Curso de Medicina.

O presidente Lula manifestou preocupação com a juventude e o equilibrar as oportunidades de pobres e ricos. No entendimento, os pais, as famílias querem deixar de herança para os filhos uma profissão e que isso é possível por meio da educação.

Leia também:   PF cumpre mandado no ES em operação contra fake news eleitoral

Após discursos que destacaram a necessidade de investimentos em ferrovias e em rodovias, por exemplo a duplicação da BR-262, BR-259 e retomada da duplicação da BR-101, Lula se comprometeu, com uma ponderação: “A gente vai resolver o problema das ferrovias, vai resolver os problemas das rodovias, mas a gente quer resolver de forma prioritária a garantia de que nunca mais uma criança vai morrer com fome por falta de copo de leite, garantir que todas as pessoas tenham um trabalho decente e digno, qualquer criança tenha direito de disputar uma vaga na universidade com o filho do mais rico”, enfatiza.

Lula lembra acidente após ato em São Mateus em 1999

No início do discurso, ao fazer menção especial à histórica liderança petista Perly Cipriano, o Presidente Lula lembrou de São Mateus, onde participou de um ato político em 1999, e na volta para Vitória ocorreu um grave acidente.

O Presidente lembrou que seguia com a comitiva para Vitória e um caminhão, na altura de Sooretama, colidiu no carro onde estava Perly Cipriano, a secretária de Lula, Elizabeth Lima e o ex-deputado Otaviano de Carvalho. Mesmo com queimaduras, Perly Cipriano sobreviveu, mas a secretária e Otaviano foram a óbito.

Leia também:   PM apreende crack, maconha e dinheiro em Pedro Canário

Lula recordou que ele seguiria no mesmo carro, mas acabou indo no veículo com João Coser.

Casagrande destaca o objetivo do ES se tornar mais competitivo

com investimentos em logística

O governador Renato destacou em discurso na inauguração do Contorno do Mestre Álvaro o objetivo do Espírito Santo se tornar mais competitivo com investimentos em logística. Sendo assim, após agradecer os recursos do Governo Lula para a conclusão do Mestre Álvaro, a autorização para a Zona de Processamento de Exportação em Aracruz, Casagrande reforçou a importância da ferrovia litorânea até Anchieta e depois até o Rio de Janeiro, a duplicação da BR-262, a retomada da duplicação da BR-101 e duplicação da BR-259.

“Queremos ser um Estado competitivo, que seja porta de saída dos produtos do Brasil para o Mundo e porta de entrada dos produtos do Mundo para o Brasil”, sustentou. Ainda discursaram o senador Fabiano Contarato, o ministro dos Transportes, licenciado, Renan Filho e o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal, que exaltaram a retomada de investimentos do Governo Federal neste terceiro mandato de Lula. Na mesa de honra ainda estiveram os deputados federais Jack Rocha, Helder Salomão, Da Vitória e Gilson Daniel,  e os deputados estaduais Iriny Lopes, João Coser e Alexandre Xambinho.

Leia também:   Homem morre ao cair e bater a cabeça em meio-fio em Boa Esperança

Todos que discursaram agradeceram a Bancada Federal Capixaba que liberou emendas para a obra do Contorno do Mestre Álvaro.

 

Foto de destaque: Hélio Filho/Secom

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here