Mesmo em tempos de pandemia da covid-19, quem gosta da boa música tem a oportunidade de acompanhar, de casa, o som marcante e inconfundível da Sociedade Musical Lira Mateense. A entidade de 112 anos realiza um circuito de apresentações em formato de lives, utilizando a cultura e arte para que os espectadores possam suportar o distanciamento social com mais tranquilidade.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Lei Aldir Blanc, a série de apresentações foi iniciada em 12 de maio, sendo transmitida ao vivo no canal do YouTube da Lira. Conforme detalha o presidente e maestro Emilson Pereira Cosme, nesta quarta-feira (19), às 19h, tem a segunda apresentação, com o trio Flaviany de Oliveira Azevedo (clarinete e vocal), Ueliton Pereira Nascimento (percussão) e Fábio Luiz Nascimento (sax e violão) que mostrarão todo o talento dos músicos da Lira Mateense.

Os ensaios para as lives acontecem na sede da Lira Mateense, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção à covid-19 Foto: Divulgação

Além da organização do maestro, as lives estão sendo preparadas também por uma equipe técnica responsável pelas transmissões como o Belas Artes Projetos Culturais, Alif Produtora e Coletivo Regional de Iniciação Artística (Cria). Os ensaios acontecem na sede da Lira, seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção à covid-19. No circuito musical participam os músicos Emilson Pereira Cosme, Isabella Freitas Cosme, Isaque Correia Rocha, Fabio Luiz Nascimento, Matheus de Oliveira Santos, Daniel Oliveira dos Santos, Jouhilton Estevão Moreira Santos, Flaviany de Oliveira de Azevedo Oliveira, Joílson Teixeira Alves, Uelinton Pereira Nascimento, Natã da Rosa Américo e Alcitony do Nascimento Freitas.

Leia também:   Governador cumpre agenda neste sábado em Conceição da Barra

Já estão definidas mais duas apresentações além da que acontece nesta quarta. As próximas lives estão agendadas para os dias 26 de maio e 2 de junho.

Solos e trios são as apostas na pandemia

Por conta dos protocolos que devem ser cumpridos no enfrentamento à co-vid-19, como o distanciamento social, as apresentações não contam com a participação de todos os músicos de uma só vez. As lives são realizadas em solos e trios, por exemplo. A primeira live foi com Isabella Freitas Cosme (flauta transversa e violão) com participação do presidente e maestro Emilson.

INSTRUMENTOS

O presidente Emilson relata que a Lira Mateense implementou um projeto durante a pandemia que já era objeto de estudo há dois anos, que é evitar o compartilhamento de instrumentos principalmente de sopro, entre alunos e integrantes. Além disso, os atendimentos aos alunos são feitos de forma individual.

NOVAS INSCRIÇÕES

Em breve a Lira Mateense abre inscrições para aulas de instrumentos para preenchimento de turmas que estão sem alunos suficientes. Os detalhes devem ser definidos no próximo sábado e a previsão é que as aulas iniciem em junho.Emilson frisa que as aulas serão para pessoas interessadas em integrar a banda da Lira Mateense. “O objetivo de 2021 e 2022 é formar músicos exclusivamente para a banda”, frisa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here