O ministro do Tribunal Superior Eleitoral, Nunes Marques, determinou que o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES) cumpra com urgência a decisão monocrática de nulidade de todos os votos da Partido Progressistas na Eleição de 2020 em Jaguaré e recalcule os quocientes eleitorais, cassando assim os diplomas dos vereadores Preto Queiroz e Ricardo Barros eleitos pelo partido. A decisão de Nunes Marques é do dia 30 de outubro.

À Rede TC de comunicações, Preto Queiroz relatou que o processo foi iniciado após denúncia de que o Progressistas não teria cumprido a cota feminina da chapa lançada na Eleição de 2020, quando uma candidata ficou com zero voto. Ele enfatiza que a questão não é culpa dos vereadores do partido que foram eleitos.

Ricardo Barros e Preto Queiroz perderam os respectivos mandatos em Jaguaré.
Foto: Divulgação

Preto Queiroz frisou que no TRE-ES, ele e Ricardo conseguiram vitória, mas o Ministério Público Eleitoral recorreu no TSE, obtendo a decisão monocrática favorável do relator para a cassação dos diplomas. Preto entende que o processo ainda deve ir ao plenário do Tribunal, mas não demonstrou esperanças. Ele enfatiza que não foi dada inelegibilidade a ele ou a Ricardo, sendo assim, os dois podem concorrer ao Legislativo jaguarense nas Eleições de 2024.

A Reportagem tentou contato com Ricardo Barros, mas as ligações remetiam à caixa postal. Em rede social ele lamentou que a questão do partido levou a “consequências irreparáveis para ele e para Preto, além dos outros candidatos que tiveram os votos considerados nulos”. Segundo ele, a cassação dos diplomas cancela sonhos. “Fizemos a prestação toda certinha, uma campanha limpa, muito bonita”, sustenta.

Ricardo Barros e Preto Queiroz perderam os respectivos mandatos em Jaguaré.
Foto: Divulgação

 

SESSÃO

O presidente da Câmara de Jaguaré, o vereador Tião Soprani disse que Preto Queiroz e Ricardo Barros já não participariam da sessão que seria realizada na noite desta quinta-feira (16). Ele frisou que a Justiça Eleitoral deve fazer a recontagem dos quocientes eleitorais na segunda-feira (20) para então ser apresentado os candidatos que assumirão as vagas. O parlamentar disse que já tem conhecimento de quais serão os novos vereadores a tomarem posse, mas preferiu não antecipar os nomes, deixando que a Justiça Eleitoral faça o comunicado oficialmente.

Foto do destaque: Claudio Caterinque/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here