Em 24 horas, a estação automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada no Bairro Litorâneo, em São Mateus, registrou um volume de chuva 150% maior do que as precipitações de todo o mês de julho. De acordo com o Inmet, de 10h de segunda-feira (30) até 10h desta terça-feira (31), a estação registrou 22mm de chuva.

Em todo o mês de julho, o registro do Inmet foi de 8,8mm de chuva. Até as 10h desta terça-feira, o instituo registrou em todo o mês de agosto 49,2 mm de chuva na estação aumotática localizada do Bairro Litorâneo, ou seja, 459,1% maior em relação ao mês anterior.

Já a estação do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), localizada em Guriri, o registrou foi de 15,8 mm de chuva de 10h de segunda-feira até 10h de terça-feira. Em todo o mês de agosto, a estação automática registrou 58,6 mm de chuva em Guriri.

O período chuvoso chega no momento em que os agricultores e pecuaristas da região já avaliavam perdas nas produções em decorrência da seca e do frio dos meses de junho e julho. De acordo com dados do Instituto Capixaba de Pesquisa de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), a série histórica de chuvas para o mês de agosto em São Mateus, observada de 1984 a 2014, tem média de 55mm.

Leia também:   Incaper realizará seminário sobre mudanças climáticas

 

DEFESA CIVIL

A Defesa Civil Municipal relata que até as 10h desta terça-feira (10) não foi acionada por munícipes em decorrência das chuvas. O órgão acrescenta que monitora a situação de locais de risco junto com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com o Corpo de Bombeiros, que também não foram acionados.

PREVISÃO

O Inmet prevê para esta terça e quarta tempo nublado em São Mateus, com pancadas de chuvas e trovoadas isoladas. Na quinta-feira, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas, mas há possibilidade de mais aberturas de Sol.

 

 

Foto do destaque: Wellington Prado/TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here