ARTICULAÇÕES ELEITORAIS

Os pré-candidatos a prefeito em São Mateus andam se movimentando e mantendo em alta as articulações para viabilizarem os próprios nomes para a disputa eleitoral de outubro. As agendas estão repletas de visitas, conversas, reuniões, lançamentos e encontros com lideranças partidárias. Os radares também estão atentos a qualquer movimentação que possa capitalizar politicamente, como por exemplo, as agendas que o governador Renato Casagrande tem nos municípios da região. Tudo para impulsionar a pré-campanha.

MARCUS DA COZIVIP

Nesta semana, durante uma agenda do Governo do Estado em Nova Venécia, o empresário Marcus da Cozivip, pré-candidato a prefeito de São Mateus pelo Podemos, aproveitou para estreitar os laços políticos com o governador Renato Casagrande. Ao lado do prefeito veneciano, André Fernandes, ele bateu um papo tête-à-tête com o governador já vislumbrando um possível apoio nas eleições deste ano. Em São Mateus, as articulações estão avançadas. Na noite de quinta-feira, ele participou de reunião com as lideranças do Podemos no Município, e nesta sexta-feira, recebeu o secretário estadual do Turismo, Philipe Lemos, para um almoço. Em 2022, o secretário foi candidato a deputado federal pelo PDT.

CLEBINHO BAZONI

Quem também esteve em Nova Venécia participando da agenda do governador Renato Casagrande foi o pré-candidato a prefeito de São Mateus, Clebinho Bazoni (PSDB). Segundo ele, “foi um dia bastante produtivo”. Durante o evento, aproveitou para conversar com o governador, com o presidente do DER-ES, o ex-deputado Freitas, e com o presidente estadual do PSDB, deputado estadual Vandinho Leite. Clebinho afirma que recebeu “ótimas notícias sobre o contorno de Guriri e da macrodrenagem”.

ZENILZA

Do PT, a pré-candidata Zenilza Pauli realizou na noite de ontem o lançamento da pré-candidatura dela a prefeita de São Mateus. O encontro reuniu o senador Fabiano Contarato, os deputados federais Helder Salomão e Jack Rocha, além da deputada estadual Iriny Lopes, demonstrando que ela tem o apoio das principais lideranças estaduais do partido. A reunião também serviu para fortalecer o nome dela frente aos demais pré-candidatos da federação partidária com o PT, Herickson Locatelli (PV) e Eguinaldo Andrade (PCdoB).

Na noite de ontem, Zenilza Pauli realizou o lançamento da pré-candidatura dela a prefeita de São Mateus e contou com as presenças do senador Fabiano Contarato, da deputada estadual Iriny Lopes e do deputado federal Helder Salomão, demonstrando que ela tem o apoio das principais lideranças estaduais do partido. Foto: PT de São Mateus/Divulgação

CARLINHOS LYRIO

Já o pré-candidato do Republicanos, Carlinhos Lyrio, está mantendo uma agenda de visitas e reuniões nos bairros e zona rural de São Mateus. Também mantém o hábito de frequentar a feirinha de Guriri. Na próxima semana, no dia 27, tem agendada uma reunião de alinhamento partidário. Quem tem estado muito ativo em suas articulações é seu irmão Márcio Lyrio, que é empresário do setor educacional.

AMADEU BOROTO
Embora ainda não se assuma como pré-candidato a prefeito, o empresário Amadeu Boroto também está se movimentando bastante. Ele participou ativamente da reunião estadual do seu partido, o MDB, realizada em Cariacica na semana passada sob a liderança do vice-governador Ricardo Ferraço. Tem também se reunido com lideranças de outros partidos, que espera levar para uma futura coligação eleitoral.

HENRIQUE FOLLADOR

Pré-candidato a prefeito de São Mateus pelo PDT, Henrique Follador esteve na manhã desta sexta-feira na feirinha do Inocoop. Presidente municipal do partido, Júnior Eler afirmou que Henrique fará ainda visitas e reuniões nas residências de alguns pré-candidatos a vereador e deve participar do evento de prestação de contas da vereadora Preta do Nascimento neste sábado. Segundo ele, o pré-candidato também irá percorrer a Região dos Quilômetros “priorizando o diálogo com a população para construir seu Programa de Governo”.

MARÍLIA SILVEIRA

Também pelo PDT, a ex-secretária de Educação, Marília Silveira, tem demonstrado firmeza no propósito de ser a pré-candidata do partido a prefeita de São Mateus. Ela tem visitado famílias para conversar e “ouvir e ouvir” os anseios da população. Internamente no partido, ela deve enfrentar disputa com o ex-secretário de Saúde, Henrique Follador.

GREVE

A greve dos servidores federais parece estar chegando ao fim. Em São Mateus, nesta semana os servidores do Ifes anunciaram a suspensão do movimento grevista. Eles aceitaram as propostas do governo federal para a categoria, com reajustes de salários e outros benefícios. Também era aguardada para esta sexta-feira uma deliberação sobre a greve no Ceunes. Nesta semana, o presidente Lula voltou a criticar a greve dos servidores federais e lembrou que, no primeiro ano do governo, ele concedeu aumento de 9%. Já o ministro da Educação Camilo Santana afirmou que não havia motivo para a greve: “Greve a gente entra quando não há diálogo”.

MANUAL DA FINDES PARA AS ELEIÇÕES

A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e as instituições Cindes, IEL, Sesi, Senai e Ideies/Observatório da Indústria, lançaram o Manual de Conduta no Período Eleitoral, reforçando a importância de seguir as normas e as políticas internas com o objetivo de proteger a atuação dos colaboradores, gestores e voluntários, assim como processos, recursos e imagem reputacional da instituição. A Findes diz entender que a transparência é um dos pilares da instituição e o documento ajuda a esclarecer condutas que são vedadas como: demonstração de inclinação ou interesse em favorecer candidato, ideologia política ou partidária.

O QUE NÃO PODE?

De acordo com o manual da Findes, que estabelece diretrizes e limites para atender às solicitações de agendas e da representação da Findes no período eleitoral, colaboradores que pretendem se candidatar a cargos públicos devem informar a desincompatibilização com antecedência. Também fica proibida a promoção de campanhas eleitorais nas dependências da Findes, assim como o uso do nome, logomarcas e demais bens patrimoniais para promoção política. As atividades políticas no ambiente de trabalho também são restringidas.

ENTREVERO

Nome do delicioso prato da culinária gaúcha, que leva carnes e legumes, geralmente em um disco de arado, entrevero também serve para ilustrar o embate ou desentendimento entre pessoas. E o entrevero que se arrastou por mais de 1.200 quilômetros nesta semana entre o senador Marcos Do Val e o deputado Gilvan da Federal deu o que falar. O desentendimento entre os dois capixabas começou em Brasília durante uma sessão da Comissão de Constituição e Justiça do Senado, na quarta-feira. Na manhã de quinta-feira, já no Aeroporto de Vitória, os dois voltaram a bater boca, evoluindo inclusive para troca de ofensas e empurrões. Enquanto Gilvan acusa Do Val de estar apagado politicamente e procurando holofotes, o senador afirma que vem sendo provocado pelo deputado federal e sofrendo ataques constantes. Onde isso vai parar?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here