MULHER NA POLÍTICA

Nesta semana, uma pré-candidata a prefeita de São Mateus confidenciou à Coluna que está encontrando grandes desafios nas articulações visando a eleição deste ano. Ela comentou que algumas forças políticas em São Mateus não pensam nas mulheres na política e que qualquer uma que ouse se candidatar, é logo subestimada. Afirmou ainda que nas reuniões e encontros que mantém no meio político ouve com frequência: “você daria uma ótima vice!”. E protestou: “A mulher tem que entender que ela não pode ser colocada em segundo plano quando busca o protagonismo”. Errada a pré-candidata não está!

Marília Silveira se filiou ao PDT sob as bênçãos do presidente estadual da legenda, Weverson Meirelles, e do presidente municipal, Júnior Eler, e ainda assumiu a presidência do PDT Mulher. Foto: PDT/Divulgação

MARÍLIA

Uma articulação de políticos mateenses de oposição ao prefeito Daniel Santana conseguiu retirar a secretária municipal de Educação, Marília Silveira, da presidência municipal do MDB. Agora esse partido deve caminhar junto com as articulações ligadas ao ex-deputado Freitas. Por conta disso, Marília Silveira se desfiliou do MDB e foi logo convidada a ingressar no PDT, com as bençãos do líder estadual da legenda e atual prefeito da Serra, Sérgio Vidigal. Assim ela permanece como pré-candidata a prefeita.

 

COALIZÃO

Deu o que falar nesta semana uma notícia distribuída pela assessoria do presidente da Câmara de São Mateus, vereador Paulo Fundão, de que estaria acontecendo uma reunião de partidos para formar uma frente de oposição ao prefeito Daniel Santana nas Eleições de 2024. Essa coalizão teria o objetivo de lançar uma candidatura única da oposição, e não seria surpresa se for o ex-deputado Freitas, para enfrentar uma possível candidatura apoiada pelo atual mandatário. Acontece que, ao que parece, alguém esqueceu de combinar com os russos, como diria o saudoso craque Garrincha. Alguns nomes citados parecem não ter ficado satisfeitos. E trataram de fazer uma espécie de desmentido.

 

VIAÇÃO SÃO GABRIEL

Muitos leitores continuam reclamando dos serviços prestados pela Viação São Gabriel, inclusive por não cumprimento de horários. Na quinta-feira, o ônibus da linha Aroeira-Cohab simplesmente não passou no horário das 22h45 no Sernamby, deixando vários usuários a pé para voltarem para casa depois de um dia inteiro de trabalho. Até quando?

 

CORONEL RAMALHO

Nesta semana, o governador Renato Casagrande anunciou a saída do Coronel Ramalho da chefia da pasta da Segurança Pública no Espírito Santo. Ele deve ficar no comando da secretaria até 1º de fevereiro, segundo o governador, que justificou a saída dele para que possa analisar projetos políticos. Casagrande agradeceu ao secretário “o trabalho à frente da Segurança Pública do nosso Estado” e comunicou que quem assume no lugar dele será o Coronel Márcio Celante, que responderá interinamente pela secretaria. Coronel Ramalho vem analisando a possibilidade de lançar pré-candidatura a prefeito de Vila Velha.

 

CHUVAS

Após os meses “secos” de novembro e dezembro”, janeiro veio com tudo no que diz respeito às chuvas. Especialistas colocam como fator principal do volume de precipitação neste mês o fenômeno El Niño. Em São Mateus, a média de chuvas para janeiro já foi superada há algum tempo e o mês caminha para ser o mais chuvoso dos últimos 10 anos, conforme Reportagem do jornal Tribuna do Cricaré desta sexta-feira. Até o meio da tarde desta sexta, já haviam caído no município 270mm de chuvas, bem próximo do recorde de uma década para o mês, que foi de 278mm em 2020. Chuva é vida e é muito bem-vinda, principalmente para a agricultura que dela depende. Mas, como tudo na vida, com moderação é muito melhor.

 

VACINA CONTRA A DENGUE

O Ministério da Saúde deu nesta semana mais detalhes sobre a vacinação contra a dengue no Brasil. Na quinta-feira, apresentou a lista dos primeiros municípios brasileiros que vão receber as primeiras doses do imunizante. No Espírito Santo, estão listadas 20 cidades. A expectativa, segundo o Ministério da Saúde, é de que as doses cheguem ao Estado até início de fevereiro, para que seja iniciada a imunização da população-alvo, de crianças de 10 a 14 anos. A Secretaria da Saúde aguarda a confirmação, por parte do órgão federal, do número de doses a serem enviadas. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre elas.

 

ESCOLHIDOS

Segundo o Ministério da Saúde, os municípios escolhidos pertencem à região Metropolitana de Saúde. São eles: Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Guarapari, Afonso Cláudio, Viana, Laranja da Terra, Fundão, Itaguaçu, Santa Leopoldina, Domingos Martins, Santa Teresa, Venda Nova do Imigrante, Santa Maria de Jetibá, Ibatiba, Brejetuba, Marechal Floriano, Conceição do Castelo e Itarana.

 

CRITÉRIOS

Os critérios adotados pelo Ministério da Saúde, de acordo com a Pasta, para definição dos municípios seguem recomendação da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunização (CTAI) e da Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo o MS, a estratégia definida pelo órgão engloba a aplicação das doses na população de regiões endêmicas, em 521 municípios brasileiros, a partir de fevereiro. O órgão acrescenta ainda que as regiões de saúde selecionadas atendem a três critérios: são formadas por municípios de grande porte, ou seja, mais de 100 mil habitantes, com alta transmissão de dengue registrada em 2023 e 2024, e com maior predominância do sorotipo DENV-2.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here