UFENES

A luta pela criação da Universidade Federal do Norte do Espírito Santo (Ufenes), com a emancipação do Ceunes, deve ser abraçada por todos. Neste momento, em que o próprio Presidente Lula encaminhou as solicitações para análise do Ministério da Educação, é preciso esquecer ideologias e disputas políticas e vestir essa camisa. A concretização desse sonho regional reverterá em desenvolvimento social não apenas para São Mateus, mas para todo o norte do Estado, sul da Bahia e leste de Minas Gerais. Remar contra essa possibilidade é colocar interesses pessoais e de pequenos grupos acima de uma conquista que impulsionará toda uma região, com toda a certeza. E esse desenvolvimento não virá apenas na área da educação, mas atingindo todos os demais setores. Apoiar a proposta é ter uma visão aberta sobre algo que levará oportunidades e luz às futuras gerações.

LULA E SÃO MATEUS

Foi no primeiro governo do presidente Lula, em 2005, que conquistou-se, com muita luta e diversos personagens, o Centro Universitário para São Mateus. Naquele tempo, a luta era por universidade federal, mas o presidente, ao receber a reivindicação, disse que não poderia abrir universidade, que transformaria a então coordenação da Ufes no Município em Centro Universitário. Agora todos os que seguram essa bandeira entendem que chegou o momento, de mais uma vez, Lula atender ao chamado e transformar o Ceunes em Ufenes.

MEDICINA

Mais uma vez é importante reforçar que a luta regional também é por um curso público de Medicina em São Mateus. Com a Ufenes, o então reitor poderá sentar de frente com quem estiver ministro da Educação para solicitar, cara a cara, a instalação do curso. Esse processo, hoje, depende da boa vontade da administração central da Ufes em Vitória. Então é por isso que se faz cada vez mais necessária a independência do Ceunes com a sua transformação em universidade federal.

COMPLEXO DE SAÚDE

Nesse futuro promissor vislumbrado por visionários progressistas e desenvolvimentistas que seguram a bandeira de luta pela Ufenes, enxerga-se uma universidade federal grande, pujante, atraindo investimentos, fazendo a região crescer junta. E a instalação de um complexo de saúde em São Mateus contribui ainda mais para este sonho de ver as futuras gerações fazendo Medicina na Ufenes e residência médica em um possível hospital universitário dentro deste complexo, que abrigará, além do novo Hospital Roberto Silvares, outros serviços de saúde da região. O crescimento econômico de São Mateus e de toda a região, sem sombra de dúvidas, passa pela transformação do Ceunes em Ufenes. É não é preciso fazer muito esforço para compreender isso!

GOSTOU

O governador capixaba Renato Casagrande demonstrou ter gostado da queda na taxa básica de juros, a Selic, anunciada pelo Banco Central nesta semana. A expectativa de queda veio crescendo nos últimos dias. Enquanto uns apostavam em redução de 0,25, outros acreditavam que haveria um corte maior, de 1 ponto porcentual na taxa que estava em 13,75 ao ano. No final, a queda foi de 0,50. “Indica que poderemos experimentar um bom período de quedas dos juros. Para isso, é preciso continuar no caminho do equilíbrio na gestão e responsabilidade dos gastos públicos. Essa receita produzirá oportunidades para os brasileiros” – escreveu o governador.

SEGURANÇA

Os recentes acontecimentos violentos ocorridos em São Paulo e na Bahia revelam uma triste realidade do País: a grave questão da segurança pública. E a única solução possível é o Governo Federal liderar um programa nacional de segurança pública, assim como prioriza programas voltados para as áreas sociais, como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida. Os governos Lula e Dilma, do PT, sempre focaram suas ações na área social, mas quando o assunto é segurança pública, não há tanta efetividade da máquina pública. É cada vez mais urgente criar um programa com diretrizes claras para enfrentar a escalada da violência no Brasil. E isso também passa por uma reforma dos códigos penais e do próprio Judiciário.

CORRIDA PARTIDÁRIA

Em São Mateus, assim como em todos os municípios brasileiros, começa a corrida pela filiação partidária visando as Eleições de 2024. Neste quesito, o PT municipal sai na frente, pois é o partido que mais tem filiados no Município, com um total de 787 eleitores. Em segundo lugar está o PSB, do governador Renato Casagrande, com 734 filiados.

RANKING

Além de PT e PSB, o ranking dos 10 maiores partidos de São Mateus, em relação ao número de filiados no Município, continua com PTB (655, 3º), PP (631, 4º), PDT (496, 5º), Cidadania (492, 6º), União Brasil (469, 7º), MDB (440, 8º), Podemos (415, 9º) e PCdoB (371, 10º). Os dados são de julho de 2023 e estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, que detalha ainda que o total de pessoas filiadas em partidos políticos em São Mateus é de 8.103, de um total de 88.577 eleitores, número atualizado pelo TSE em janeiro deste ano.

 

Foto de destaque: TC Digital

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here