CASAGRANDE NO NORTE
O governador Renato Casagrande, que já há algum tempo resolveu esticar a agenda de compromissos semanais, inclusive para os finais de semana, está participando de vários eventos no norte do Estado desde a tarde de ontem, quando esteve em Jaguaré. Na capital do café conilon, Casagrande inaugurou um complexo poliesportivo e visitou obras numa escola. Na manhã deste sábado, logo cedo, participa de outra extensa agenda em São Mateus, que começa na zona oeste da Cidade e prossegue até a Ilha de Guriri. Haja disposição!

JAGUARÉ
Em Jaguaré, na noite de ontem, o governador Renato Casagrande citou os feitos do governo dele, destacando que o Espírito Santo é o Estado que possui a maior transparência do Brasil na administração pública, que possui a menor mortalidade infantil e o melhor ensino médio do País. Como vem destacando em suas falas, afirmou ainda que o Estado é o que possui a melhor gestão fiscal, além de ser o mais competitivo. Citou ainda o Fundo Soberano, que reserva recursos dos royalties do petróleo para investimentos futuros. Esse também deve ser o tom das falas do governador na extensa agenda que cumpre em São Mateus neste sábado.

O governador Renato Casagrande durante cerimônia ontem em Jaguaré. (TC Digital)

CÂMARA DE SÃO MATEUS
Neste sábado, a Câmara de São Mateus presta homenagens a 65 personalidades com a outorga de comendas, medalha e títulos honoríficos. A sessão solene ainda marca a celebração dos 477 anos de colonização de São Mateus. Paulo Fundão enaltece a felicidade de o Legislativo, de forma inédita, poder homenagear “pessoas que realmente fizeram o bem sem olhar a quem”, eternizando-as como patronas de comendas recém-criadas. É que a ampliação das homenagens foi proposta pela Mesa Diretora neste ano. Após aprovação unânime no parlamento, a lei foi sancionada pelo prefeito Daniel Santana e publicada oficialmente.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

DESESTATIZAÇÃO DA ES GAS
De acordo com analistas, a desestatização da ES Gás visa a melhoria da qualidade dos serviços de distribuição de gás natural nos municípios atendidos pela companhia, incremento do investimento em infraestrutura pela iniciativa privada e auxílio na recuperação fiscal do Estado. Ontem, o Governo do Estado assinou contrato com o BNDES e a Vibra Energia –antiga BR Distribuidora– para a estruturação da desestatização da Companhia. Com a desestatização, o Governo do Estado espera que a ES Gás tenha atuação dentro e fora do Espírito Santo. Por ser uma empresa de economia mista, em que o Estado detém 51% do capital votante, tendo como sócia a Vibra Energia com os demais 49%, a contratação formalizada ontem contempla a realização de estudos para a elaboração da modelagem de venda das ações da ES Gás, que, quando concluída, será submetida à deliberação do Conselho de Administração da Vibra Energia e ao Governo do Estado.

SAL-GEMA
Foi dada a largada oficial para a exploração das jazidas de sal-gema no norte do Espírito Santo. A Agência Nacional de Mineração finalizou o leilão de 11 áreas, que foram arrematadas por quatro empresas. Com isso, a previsão da Federação das Indústrias do Espírito Santo é de que essas empresas possam investir, de imediato, mais de R$ 170 milhões somente em pesquisas por um período de três anos. Porém, por ser de interesse das arrematadoras, a previsão é de que esses estudos possam ser concluídos o mais breve possível, em cerca de seis meses. A sociedade e as forças políticas da região já se mobilizam no entorno dos futuros empreendimentos. Mas é preciso investir também, e muito, na qualificação de mão-de-obra para que a força de trabalho utilizada na exploração dessa riqueza seja local. Com certeza a exploração da maior jazida de sal-gema da América Latina marca o início de um novo ciclo econômico no norte capixaba.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

IMPACTO
E o primeiro impacto já percebido com a possibilidade de exploração do sal-gema na região é em relação à especulação imobiliária. A expectativa de valorização das áreas já povoa o imaginário de quem possui terrenos nas margens esquerda e direita do Rio Cricaré, compreendendo os municípios de Conceição da Barra e São Mateus. Há quem diga que imóveis nessas áreas já estão sendo oferecidos com ágil de 300% a 800% do atual valor de mercado.

HUB DE INOVAÇÃO
Empresas mateenses e do norte capixaba, atentas às novas tecnologias de mercado, já articulam a criação de um hub de inovação para atender a região. O objetivo do hub é mudar processos para melhor enxergar os clientes, desenvolvendo assim novos negócios. Para isso, empresas como a Soma Urbanismo estão incentivando a criação deste hub, que é um espaço diferenciado capaz de criar ambiência para o surgimento de soluções e práticas inovadoras dentro das empresas, contribuindo com a evolução do ecossistema de inovação.

AR-CONDICIONADO EM SALA DE AULA
Um documento da frente parlamentar da Assembleia Legislativa do Espírito Santo em Defesa do Cumprimento dos Planos Nacional de Educação cobra do Governo do Estado a instalação de aparelhos de ar-condicionado nas salas de aula em todas as escolas estaduais. Também é solicitado que as futuras obras de reforma e ampliação das unidades já contemplem o investimento. A justificativa é de que 95% das escolas da rede estadual não possuem climatização adequada em todas as salas de aula e que o Plano Estadual de Educação estabelece como meta até 2025 que o Espírito Santo assegure a todas as escolas condições de conforto térmico. Recentemente, o governo paulista anunciou a realização de investimentos da ordem de R$ 275 milhões para a climatização de mais de 5 mil escolas estaduais.

Leia também:   INFORME TC - por Claudio Caterinque • Edição 7.482

BRASILEIROS NOS EUA
Milhares de brasileiros podem deixar de ser ilegais nos EUA após aprovação de projeto no congresso nos EUA. O projeto do congressista da Califórnia Alex Padilla, mais conhecido como essential work, visa deixar os imigrantes, não só os ilegais, mas também aqueles que possuem visto de estudante, de turista, entre outros, de forma legalizada nos EUA. O projeto beneficia todos aqueles que trabalharam durante a pandemia colocando suas vidas em risco, entregando comida, limpando piscina, em construções, fazendo limpeza, entre outros serviços essenciais, de março de 2020 até janeiro de 2021. Com isso, é possível que mais de 2 milhões de brasileiros se tornem legais na Terra do Tio Sam.

GREEN CARD
O projeto de lei visa conceder o status de Residência Legal, mais conhecido como Green Card. Com esse documento o imigrante passa a contar com os mesmos direitos de um cidadão norte-americano. Pode trabalhar em qualquer local do País, fazer cursos com preços mais em conta, além claro, de ficar de forma legalizada. Mas é bom ficar de olho: o cartão que garante a residência na Terra do Tio Sam não permite que o indivíduo permaneça mais de um ano fora do País.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here