Palermo – Os restos mortais de São Benedito, co-padroeiro de São Mateus e um dos santos mais populares na América Latina, foram atingidos, terça-feira (27), por um incêndio que ocorreu na Igreja de Santa Maria de Jesus, anexa ao Convento dos Frades Menores, em Palermo (Sicília), na Itália.

De acordo com informações obtidas pela Reportagem e relatadas pela comunicação da Igreja Católica, o incêndio colocou em risco importantes relíquias religiosas, descobrindo posteriormente que apenas alguns fragmentos de ossos dos restos mortais do santo, também co-padroeiro de Palermo, foram salvos.

O corpo do santo era guardado incorrupto –sem decomposição após a morte– em uma caixa dentro da igreja, mas infelizmente o incêndio causou sérios danos.

 

SÃO BENEDITO

São Benedito, o Negro, conhecido também como São Benedito, o Mouro –cor escura da pele–, Benedito, o Africano, Benedito de Palermo, nasceu em 31 de março de 1524 e morreu em 4 de abril de 1589. É um santo católico, que possui duas versões históricas: na primeira, teria sido um italiano descendente de africanos escravizados na Etiópia; em outra, teria sido um mouro islâmico escravizado ao norte da África, acontecimento comum no sul da Itália na época.

Em Portugal, é venerado desde o sé­culo XVI como parte das Devoções Negras.

Em São Mateus, junto com o santo de mesmo nome, é o santo co-padroeiro do Município, celebrado no dia 27 de dezembro.

Foi um frade franciscano e atuou como cozinheiro, então, é natural que ele seja o santo padroeiro dos profissionais da culinária.

 

ONDA DE CALOR

A Itália vem enfrentando uma onda de calor nos últimos dias. O Convento e a Igreja ficam na encosta do Monte Grifone, que estava sendo assolado por um incêndio. De acordo com os relatos, os bombeiros locais foram avisados, mas estavam em outras ocorrências e não conseguiram chegar de imediato. Além do corpo de São Benedito, a Igreja abrigava o corpo do Beato Mateus Guimerà, o construtor da Igreja.

 

IGREJA

Construída em 1426 pelo Beato Mateus Guimerà, a Igreja de Santa Maria de Jesus (Santa Maria di Gesù) é meta de peregrinações de muitos latino-americanos, que iam ao encontro do corpo incorrupto de São Benedito. O santo viveu e faleceu no local.

Foto de destaque:Padre Pedro André/Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here