O Governo do Estado entregou, na tarde desta quarta-feira (26), no Complexo Penitenciário de Viana, 108 viaturas equipadas para o transporte de presos do sistema prisional capixaba. Também foram entregues 1.178 coletes balísticos, 195 armas e armamentos químicos. O investimento total foi de R$ 19,6 milhões, conforme detalhou a Assessoria de Comunicação da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). Além do governador Paulo Hartung, participaram da cerimônia o secretário Walace Tarcísio Pontes, os subsecretários Alessandro Ferreira de Souza e Isabela Finamore Ferraz, e outros servidores da Sejus.

Em pronunciamento, Hartung ressaltou que o ato simboliza o avanço histórico do sistema prisional capixaba. “Estamos fechando um ciclo da minha vida com o término do meu mandato. Quando cheguei ao Estado, em 2003, não tínhamos um sistema prisional. Construímos um novo sistema. Tivemos muita ajuda da Justiça, da Defensoria e do Ministério Público Estadual, além do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Construímos 12 mil vagas e estamos com edital na rua para contratar mais 800. Venho celebrar com vocês a entrega simbólica dessas viaturas e essa caminhada bonita que realizamos em nosso Estado” – destacou Hartung.

Os veículos Hilux, da marca Toyota, serão utilizados pelas 35 unidades prisionais do Espírito Santo, pela Diretoria de Segurança Penitenciária (DSP) e pela Diretoria de Operações Táticas (DOT). De acordo com o secretário Walace Pontes, os novos veículos foram adquiridos com o objetivo de renovar parte da frota da Sejus. “Essa substituição proporcionará a diminuição dos valores gastos com manutenção corretiva e também vai gerar economia de combustível, já que o modelo adquirido apresenta consumo de combustível 15% menor que os modelos atualmente atualizados”, explicou.

Além das viaturas, o Governo do Estado realizou a entrega de espingardas calibre 12, coletes balísticos e munição não letal, como spray de pimenta e granada, para auxiliar no desempenho das funções desenvolvidas pelos servidores do sistema prisional.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here