O município vem demonstrando um crescimento populacional pujante. Somente neste século, a população residente saltou de 90.460, no censo de 2000, para 132.642, de acordo com o levantamento apresentado pelo IBGE neste ano.

São 42.182 habitantes a mais em 20 anos, quase um município de médio porte no Brasil. E para suprir uma necessidade habitacional crescente o empresário Gustavo Barbeitos decidiu fundar a Soma Urbanismo, genuinamente mateense.

Gustavo Barbeitos: “São Mateus é um município com inúmeras potencialidades e que cresce de forma planejada”.

“São Mateus é um município com inúmeras potencialidades e que cresce de forma planejada. É o coração do norte capixaba, para onde os investidores têm prestado bastante atenção, onde a Soma Urbanismo nasceu e construiu a sua casa junto com as casas de outros milhares de mateenses. Quem já está aqui, não quer sair e quer expandir a cada dia mais. Quem não está, quer vir e desfrutar de tudo que o Município oferece em termos de negócios e também de bem-estar e qualidade de vida” – pontua Gustavo Barbeitos.

A Soma Urbanismo, desde a fundação, há 11 anos, já implantou nove loteamentos e acredita que o mercado continua aquecido, o que demonstra que mais empreendimentos podem surgir. “A construção civil, claro, é com certeza uma ótima oportunidade. As famílias estão realizando o sonho da casa própria e investidores montando o próprio negócio, construindo prédios, entre outros”.

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O empresário observa que, com a pandemia, muitas pessoas têm preferido a tranquilidade do interior, mas sem deixar de lado o conforto das grandes cidades.

Mas não é somente a cidade que passa por transformações. Conforme destaca o empresário, a produção rural familiar também permanece em alta, além da indústria cerâmica, que tem uma grande potencialidade para ser explorada no município. “São Mateus é um dos focos do norte do Estado e não deixa a desejar se comparado com grandes centros”.

 

Futuro é digital

Para Gustavo Barbeitos, a próxima transformação que São Mateus deve passar é a adaptação ao meio digital. “Acredito que um dos principais desafios seja esse, para quem ainda não se adaptou durante essa crise na saúde. Para quem já evoluiu com isso, a tendência é a permanência e o uso sábio dessas ferramentas”.

Conforme a observação que faz, hoje em dia, o consumidor está conectado, 100% online. “E quem não correr atrás disso certamente ficará para trás. A revolução digital veio para ficar. O pós-pandemia será, com certeza, de muito trabalho e também de adaptação ao que todos estamos chamando de novo normal”.

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E faz a seguinte análise: “A forma como nos relacionamos mudou, a forma com que compramos mudou e, quando tudo passar, a tendência é de que todo mundo queira se atropelar para recuperar o suposto tempo perdido. E nessas horas é preciso que o setor empresarial de São Mateus se apoie e se una, sem incentivar uma concorrência que pode não ser saudável”.

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