O 29º Grito dos Excluídos acontece nesta quinta-feira (7) e está sendo organizado em conjunto pelas paróquias São Mateus, São Lucas Evangelista, Nossa Senhora Auxiliadora e Santo Antônio. A concentração acontece no Sítio Histórico Porto de São Mateus, às 14h.

Coordenadora das pastorais sociais da Paróquia São Mateus, Maria Aparecida Callegari faz parte da organização do Grito dos Excluídos. Ela detalha que, na concentração, estão programadas atividades culturais como apresentação de danças e poesias. Também estão previstas as participações de grupos jongo, da terceira idade e das crianças atendidas no Espaço Margarida Gerna, de Guriri.

Segundo Maria Aparecida, a previsão é que os participantes saiam em caminhada às 15h em direção à Igreja São Benedito passando pela ladeira.

“Teremos cinco paradas para discutir os cinco eixos da proposta nacional. Os pontos de parada são na Praça São Benedito, depois em frente à Câmara, em seguida na Praça Municipal, no mirante, na praça da rodoviária [Mesquita Neto] e defronte ao Saae. Vamos seguir até a Catedral para o encerramento do ato com a Santa Missa, por volta das 17h” – detalha.

A equipe que faz parte da organização do Grito dos Excluídos neste ano em São Mateus reúne representantes de quatro paróquias do município.
Foto: Divulgação

Maria Aparecida ressalta que participam na comissão de organização representantes das quatro paróquias, com os párocos das mesmas, além de padre Moacir e a irmã Dina. O tema do Grito dos Excluídos deste é: Vida em Primeiro Lugar. E o lema é: Você tem fome e sede de quê?

Ela detalha ainda que a primeira parada será para discutir o eixo Violências estruturais, patriarcado, racismo e machismo, sob responsabilidade da Paróquia São Mateus. Na segunda parada, a Paróquia Santo Antônio traz o eixo Democracia e soberania. A Paróquia São Lucas, na terceira parada, discute sobre Os povos originários. Economia e justiça social é o quarto eixo que será explanado pela Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. E para finalizar, Políticas Públicas, novamente com a Paróquia Santo Antônio.

 

DOAÇÕES

De acordo com Maria Aparecida, além da caminhada pelos excluídos e excluídas, debates e orações, os participantes estão convidados a participarem de um gesto concreto. “Estaremos arrecadando roupas masculinas para doação. Peço aos que puderem, levarem as doações. Podem entregar durante a caminhada ou no ofertório, na Santa Missa” – frisa.

Ela explica que as doações serão encaminhadas para a Cáritas Diocesana que repassará a homens acolhidos e encaminhados para tratamentos. Segundo Maria Aparecida, uma ação semelhante já foi feita para arrecadação de produtos de higiene pessoal.

 

O GRITO

O Grito dos Excluídos e das Excluídas surgiu em 1995 e acontece junto às celebrações do dia 7 de setembro no Brasil. A cada ano é escolhido um tema para estar no centro dos debates durante o ato. Este ano é realizada a 29ª edição do ato.

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here