Vitória – Em cerimônia com a participação do governador Renato Casagrande, a Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) apresentou, ontem (7), o anteprojeto da Ciclovia da Vida, uma estrutura metálica que será anexada nas laterais da Ponte Deputado Darcy Castello de Mendonça (Terceira Ponte) para a passagem de ciclistas e ao mesmo tempo fazendo a barreira de proteção ao suicídio. Além disso, a capacidade de trânsito da ponte será aumentada em torno de 40%, com a criação de duas novas faixas. Desse modo, a ponte passará a contar com três faixas em cada sentido.

Na apresentação no Palácio Anchieta, o governador ressaltou que o investimento na construção de uma barreira para evitar que as pessoas tirem a vida na ponte é um compromisso dele. “A instalação dessa barreira virou um clamor. Começamos a analisar essa possibilidade e chegamos à conclusão que é possível agregando uma ciclovia. Duas na verdade, uma de cada lado” – afirmou.

Com investimentos de R$ 100 milhões, o governador Renato Casagrande afirmou
que o prazo de execução da obra será de três anos.

Casagrande apontou também a necessidade de ampliação da via utilizando a mesma plataforma. Segundo ele, o prazo de execução da obra será de três anos, contados a partir da contratação da empresa responsável pelo serviço.

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“A instalação de uma barreira de proteção na Terceira Ponte vem sendo debatida e reivindicada pela sociedade capixaba, sobretudo nos últimos anos. Outra reivindicação antiga era a inclusão de uma ciclovia para que a travessia entre as cidades de Vitória e Vila Velha também pudesse ser realizada por ciclistas” – destaca a assessoria do Governo do Estado.

A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos contará com grade antiescalada e pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura. Próximo ao vão central, a estrutura terá um alargamento e funcionará como uma espécie de mirante.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno, detalhou as soluções de engenharia para implantação da ciclovia, com a ampliação da capacidade da ponte. “Tomamos o cuidado de desenvolver um projeto que fosse viável tanto financeiramente quando do ponto de vista de engenharia. É um complexo de intervenções que vão trazer melhorias significativas para o trânsito, incentivando a mobilidade ativa e contribuindo com a proteção da vida” – disse.

“A estrutura que será anexada a ponte nos dois sentidos, como forma de impedir o suicídio, contará com uma grade antiescalada para a proteção, com altura de três metros e uma pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura. Próximo ao vão central, a estrutura da ciclovia terá um alargamento chegando a seis metros e funcionará como uma espécie de mirante. Neste ponto, parte da grade antiescalada será substituída por vidro. As pistas serão de sentido único: uma para Vitória e uma para Vila Velha”.

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A estrutura que será anexada à ponte nos dois sentidos contará com grade antiescalada e pista de ciclovia, com pavimento asfáltico de três metros de largura. Próximo ao vão central, a estrutura terá um alargamento e funcionará como uma espécie de mirante.

Damasceno explicou ainda que não haverá cobrança de pedágio para acessar a ciclovia, mas o acesso será liberado apenas com o CartãoGV (Bilhete Único Metropolitano), para maior segurança da via, sem efetuar desconto de tarifa.

Ampliação da capacidade

Além da ciclovia, o Governo do Estado anuncia que a Terceira Ponte ganhará mais uma faixa em cada sentido, ficando com seis no total. “Assim, a capacidade de fluxo de veículos na ponte será aumentada em torno 40%. Hoje, a ponte possui quatro pistas, sendo duas para cada sentido”.

Para a inclusão das novas faixas, as pistas existentes ficarão mais estreitas e as proteções central e laterais serão estreitadas. As pistas laterais, serão de uso exclusivo de transporte coletivo e passarão a ter 3,10 metros cada. Já as pistas no meio serão para automóveis e terão 2,80 metros cada. “A simulação do projeto mostrou eficiência e melhoria do trânsito em todos os horários”, detalha a assessoria do Governo do Estado.

A Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura promoverá, ainda neste mês de agosto, duas reuniões públicas nos dias 27 e 28 de agosto para apresentar e debater os projetos com a sociedade em Vitória e em Vila Velha. A estimativa é que o edital para contração da empresa que executará os projetos e a obra seja publicado até outubro. O investimento previsto é de R$ 100 milhões e tem recurso garantido, conforme o Governo do Estado.

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