A Agenda ESG é um tema-chave na atualidade para todas as organizações e vem sendo utilizado para direcionamento de investimentos e financiamentos sustentáveis. Neste contexto, o seminário “Agenda ESG: Desafios, Segurança Jurídica, Inovação e Oportunidades” reúne representantes dos setores produtivo, governamental e terceiro setor para debater a incorporação de práticas de sustentabilidade ambiental, inclusão social e governança nas organizações.

O evento será realizado nesta sexta-feira, dia 1º de setembro, das 8h30 às 12h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Espírito Santo (Findes), em Vitória. As inscrições para participar já foram preenchidas e encerradas. Haverá transmissão on-line neste link: http://findes.online/transmissaoseminarioesg

A “Agenda ESG” é uma realização da Findes em parceria com a Polícia Federal no Espírito Santo, com o apoio de Escola Nacional de Perícias, Allemand Consultoria e Advocacia Empresarial, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-ES), ES em Ação e Governo do Estado do Espírito Santo.

O seminário terá a palestra de abertura com Paul Clements-Hunt, líder da equipe da Organização das Nações Unidas (ONU) que criou, entre os anos 2000 e 2012, o conceito de ESG (Environmental, Social and Governance).

Estarão presentes na ocasião lideranças de diferentes setores para compartilhar boas práticas em ESG, desafios do novo ambiente regulatório e legal, bem como para compreender como a integração entre o setor público e privado pode ajudar a criar um ambiente de segurança jurídica para o desenvolvimento de negócios sustentáveis, gerando impacto positivo para as empresas e para a sociedade.

A presidente da Findes, Cris Samorini, destaca que a Federação tem atuado para disseminar o tema ambiental e sustentável junto às indústrias e ao governo estadual, incrementando uma agenda positiva, com foco em construir planos de ação e estratégias que sirvam de modelo para as empresas.

“Diversas indústrias no Estado já estão desenvolvendo soluções para alavancar a economia pautadas nos três pilares da pauta ESG: ambiental, social e governança. E realizar este seminário reforça nosso objetivo de estimular as indústrias a desenvolverem ações ligadas ao tema e, sobretudo, transformar os desafios da agenda da sustentabilidade em oportunidades de negócios.”

Para o superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo, Eugênio Ricas, as  bases e princípios que norteiam a abordagem ESG estão alinhados com os valores da instituição. A realização de evento com esse foco busca, justamente, fortalecer e ampliar as iniciativas ESG.

“O Setor Público tem um papel essencial na criação de um ambiente de segurança jurídica em prol de uma pauta efetiva que concilie o desenvolvimento econômico e a justiça social. Na Segurança Pública, devemos liderar pelo exemplo, com uma atuação preventiva e que busque evitar as práticas de Greenwashing e Socialwashing que podem levar à prática de crimes. Ao propor este diálogo com a participação de diversos setores da sociedade, evidenciamos a nossa preocupação com os desafios do planeta e da humanidade, deixando claro o nosso compromisso com os objetivos de desenvolvimento sustentável.”

Segundo o Principles for Responsible Investment (PRI), mais de US$ 100 trilhões estão mobilizados em torno de compromissos com essa agenda, criando oportunidades para que as empresas possam, com isso, buscar novos negócios mais resilientes que alinhem a geração de valor econômico no longo prazo e benefícios para a sociedade.

A história do ESG

Paul Clements-Hunt é diretor da equipe Mishcon Purpose, com mais de 30 anos de experiência, especializado em estratégia de sustentabilidade, clima e ESG para instituições corporativas, de investidores e de formulação de políticas em todo o mundo. Pela primeira vez no Espírito Santo, ele trará para o evento a palestra “ESG – A história do acrônimo que mudou o mundo dos investimentos sustentáveis”.

Ex-funcionário da Organização das Nações Unidas (2000-2012), é creditado por cunhar o termo ESG em maio de 2004 e entregou os Princípios da ONU para o Investimento Responsável (PRI) em abril de 2006. O PRI atualmente é apoiado por mais de 4,5 mil instituições de investimento, que representam US$ 100 trilhões em ativos. Clements-Hunt foi membro do conselho fundador do PRI (2006-2012).

O especialista aconselha clientes em uma variedade de setores com foco na maximização de oportunidades de sustentabilidade à medida que novos mercados surgem nas cadeias de valor globais. Ele ajuda a construir parcerias inovadoras e impactantes, permitindo que famílias particulares, empresas, governos, instituições multilaterais e sociedade civil colaborem efetivamente para acelerar a entrega de metas de sustentabilidade. O consultor trabalha com os maiores bancos, seguradoras e investidores do mundo para ajudá-los a enfrentar os desafios climáticos e em ESG de forma criativa.

Após deixar a ONU, em 2012, Paul Clements-Hunt se concentrou na concepção, desenvolvimento e entrega de negócios de impacto em economias emergentes. É um palestrante muito requisitado sobre a evolução e implantação de finanças sustentáveis e investimento responsável globalmente. Sua carreira abrange funções como empreendedor, funcionário da ONU, especialista em políticas de energia e meio ambiente e na mídia.

Programação: 

9h: Abertura
Cris Samorini, presidente da Findes
Eugênio Ricas, superintendente da Polícia Federal no Espírito Santo
Marcus Felipe Botelho Pereira, diretor de Comissões OAB-ES
Renato Casagrande, governador do Espírito Santo

9h30: Palestra
Paul Clements-Hunt apresenta “ESG – A história do acrônimo que mudou o mundo dos investimentos sustentáveis”
Maria Helena Vargas, diretora regional Rede Gazeta, idealizadora do Prêmio Biguá de Sustentabilidade

10h15: Painel Regulação e Segurança Jurídica
Samuel Meira Brasil JR, desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo
Marcus Vinicius de Carvalho, inspetor do NPLD-FTP na Superintendência Geral da Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
Edmar Camata, secretário de Estado de Controle e Transparência
Mediadora: Giovanna Calmon, Presidente da Comissão Especial de Compliance da OAB/ES, especialista em Compliance, Governança e Mercado de Capitais

11h: Painel Desafios e Inovações
Felipe Rigoni, secretário de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos
Priscila Gama, CEO do Das Pretas.Org
Juliana Nascimento, risk advisory senior manager da KPMG, cofundadora do Compliance Women Committee
Mediador: Mário Cardoso, gerente de Recursos Naturais da Confederação Nacional da Indústria (CNI)

11h45: Painel Oportunidades
João Bosco Reis, diretor de Sustentabilidade e Relações Institucionais da ArcelorMittal
Eduarda Lacerda, gerente geral da Unidade Vitória da Petrobras
Carlos Eduardo Pinto Santiago, gerente adjunto de Competitividade do Sebrae

Mediador: Poliano Bastos da Cruz, professor da Fucape, Doutor em Ciências Contábeis e Administração, especialista em ESG e Governança

Agenda ESG: Desafios, Segurança Jurídica, Inovação e Oportunidades

Data: 1º de setembro, das 8h30 às 12h30

Local: Auditório da Findes, 9º andar (Av. Nossa Sra. da Penha, 2053 – Santa Lucia, Vitória)

Foto de destaque: © Marcelo Camargo/Agência Brasil

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here