O deputado federal Evair de Melo participou de reunião com o reitor Jadir Péla e diretores do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) para definir ações sobre o bloqueio que foi anunciado pelo Ministério da Educação, que representa cerca de 38% do valor total de custeio da instituição.

“Fomos todos surpreendidos com essa notícia. Tive a oportunidade de entender melhor o conteúdo com diretores do Ifes, que me entregaram suas preocupações. Imediatamente, elaboramos um ofício sobre nossa indignação e encaminhamos ao presidente Jair Bolsonaro, aos ministérios da Casa Civil e da Educação, além da Secretaria do Governo, na certeza que vamos reverter essa situação. Reforço que, segundo o Reitor, estão mantidas as normalidades no processo seletivo desta instituição de ensino. Vamos atuar fortemente em Brasília, juntamente com a Bancada Federal para reverter essa infeliz e arbitrária decisão do Governo” – enfatizou Evair.

Em nota divulgado pelo Ifes, a instituição ressalta que absorveu dedução orçamentária superior a 25% desde 2015, quando perdeu R$ 20 milhões em sucessivos cortes e ações de redução de gastos movidos pelo Governo Federal. Muitos contratos continuados, como os de vigilância, limpeza e manutenção predial, que representam os maiores gastos, já foram revistos e reduzidos ao longo desse tempo. O Ifes já fez a sua parte no ajuste fiscal.

Leia também:   Movimento no Ifes busca mais adesões à greve em São Mateus e define nova atividade para terça-feira

“Com 22 campi, o Ifes atende atualmente 35.664 estudantes no Espírito Santo, em cursos de qualificação de trabalhadores, em níveis técnico e superior (graduação e pós-graduação), além de formação de professores. O Ifes coleciona resultados expressivos em todas as áreas que atua em 109 anos de história, e mantém a esperança de continuar prestando à sociedade uma educação pública, gratuita e de qualidade” – diz a nota do Instituto.

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here