A palavra de ordem é resistência. Um novo ato de protesto contra os cortes financeiros do Ministério da Educação para as instituições federais de ensino está marcado para quarta-feira (15), com concentração defronte ao Restaurante Universitário (RU), a partir de 7h, no Centro Universitário Norte do Espírito (Ceunes), no Bairro Litorâneo. Há articulação para reforço de estudantes de Montanha e Nova Venécia. Na manhã desta sexta-feira (10), acadêmicos do Ceunes e alunos do Ifes foram para as ruas e avenidas do centro de São Mateus, em manifestação contra a medida do Governo Federal.

A concentração dos estudantes nesta sexta-feira (10) iniciou na Praça Mesquita Neto. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
A concentração nesta manhã iniciou Praça Mesquita Neto, com os manifestantes seguindo para os semáforos das avenidas Jones dos Santos Neves e José Tozze, próximos do Banco do Brasil, onde a pretensão é ficar até por volta de 12h. Um grupo também circulou por outras ruas e comércio, relatando à população o motivo da manifestação.

Com apoio de outros segmentos, os acadêmicos garantem que vão lutar contra os cortes impostos pelo MEC às instituições federais. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Diretor de Relações Externas do Diretório Acadêmico do Ceunes, Matheus Barbosa frisou que o ato desta sexta-feira (10) teve o intuito de conscientizar a população mateense sobre o que representa os cortes anunciados pelo Ministério da Educação e as consequências, “defendendo a educação pública de qualidade com acesso a todos”. Matheus frisa que o ato foi puxado pelo Diretório Acadêmico e teve apoio de representantes de outros segmentos, que também não concordam com os cortes.

Leia também:   Procurado por homicídio e tráfico é preso no Espírito Santo

Os alunos do Ifes também participaram do ato no centro de São Mateus. Foto: Ademilson Viana/TC Digital
Aluno do Ifes, Felipe Cezar de Oliveira mostrou preocupação com as consequências dos cortes na manutenção da instituição federal. Ele frisou que, além de educação de qualidade, o Ifes e o Ceunes contribuem com a economia de São Mateus. Felipe adiantou que alunos do instituto de Montanha e Nova Venécia também estão sendo convidados a participar do ato de quarta-feira, no Bairro Litorâneo.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here