Estudantes do Nativo de Barra Nova produziram e instalaram em locais de acesso público, como estradas e trilha, placas com mensagem ambientais. A ação faz parte do Projeto Educação e Família, desenvolvido pela Escola Comunitária Rural Municipal Maria Francisca Nunes Coutinho, que funciona no sistema de pedagogia da alternância atendendo a 298 estudantes desde a pré-escola até os anos finais do ensino fundamental, além da educação de jovens e adultos (EJA).

O diretor Tadeu Machado Correia ressalta que a escola foi contemplada pelo Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), com recursos financeiros do governo federal, em caráter suplementar, com o objetivo de reforçar a participação social e a autogestão escolar.

Ele explica que o pontapé inicial foi dado em novembro do ano passado e que, no Município, apenas seis unidades escolares foram contempladas com o recurso.

A culminância do projeto aconteceu no sábado, quando estudantes, pais de alunos e integrantes da comunidade escolar, participaram da ação de instalação das placas confeccionadas pelos alunos com a ajuda dos familiares.

De acordo com o diretor, a proposta é os alunos refletirem questões socioambientais sobre um ambiente legal, durante o tempo de alternância. Para isso, eles participaram de oficinas de produção de placas de madeira pintadas com mensagens ambientais de conservação.

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Profissionais da escola, educadores, famílias, a comunidade e representantes da Secretaria Municipal de Educação se envolveram e participaram de ações de coleta de lixo, fixação de placas no mangue e atividades de arte para um ambiente legal.

“De forma lúdica e reflexiva, atuamos com a Educação Ambiental, sensibilizando primeiro os estudantes, depois suas famílias e a comunidade. Assim são levadas orientações a respeitos dos cuidados com a nossa comunidade” – destaca Tadeu.

 

Foto do destaque: Divulgação

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