Vale mais ser amado ou ser temido? O questionado feito pelo historiador e diplomata italiano Nicolau Maquiavel no livro O Príncipe inspirou a professora Simoni da Silva Fontoura a criar o projeto Jovens na Política na Escola Estadual Nestor Gomes. De acordo com ela, 75 estudantes do 3º ano do ensino médio estão participando do projeto, “com muito entusiasmo”. Na manhã desta quinta-feira (4), foi realizada a primeira etapa do projeto, com a visita de políticos à escola. Estiveram presentes o deputado estadual Freitas e os vereadores mateenses Jorge Recla, o Jorginho Cabeção (presidente da Câmara de São Mateus), além de Jozail Fugulin, Ajalírio Caldeira e Paulo Chagas. O procurador da Câmara, Marcelo Pichara.

Excelente oportunidade para estudantes ficarem frente a frente com políticos, interagir, debater e tirar dúvidas, conforme explicou a professora. Ela disse que os principais questionamentos dos estudantes foram em relação à escolaridade dos políticos e porque um governante tem que ser temido ao invés de ser amado. “Eles perguntaram por que para uma pessoa ser gari tem que ter escolaridade e para ser político não. O deputado e os vereadores responderam tudo. Mas, mesmo assim, alguns estudantes não se deram por satisfeitos” – salientou.

A professora relatou ainda que na próxima etapa do projeto os alunos visitarão a Câmara de São Mateus, agendada para o dia 26 deste mês, e, na última, farão uma visita também à Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Simoni disse ter identificado que a juventude está muito desacreditada na classe política e que o projeto foi pensado para despertar o interesse dos alunos. Ela acrescenta que o resultado até o momento está muito satisfatório e pretende inscrever o projeto para concorrer algum prêmio na Secretaria Estadual de Educação.

São Mateus–ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here