O projeto de um defensivo biológico, feito de óleos essenciais de citronela e capim-limão, foi selecionado pela 21ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) para participar da International Science and Engineering Fair (ISEF).

Conforme mensagem enviada à Rede TC de Comunicações pela assessoria da Febrace, trata-se da maior feira de ciências e engenharia do mundo, que acontece nos Estados Unidos a partir de domingo (14) e prossegue até o dia 19. O projeto é de autoria de três estudantes do Instituto Federal do Espírito Santo na Serra, Beatriz Meneghetti, Yasmin Ferrari e Pâmela Avelar.

As estudantes do Ifes Beatriz Meneghetti, Yasmin Ferrari e Pâmela Avelar, com a professora coorientadora Gabriela Perini, desenvolvem um projeto de nanotecnologia que resultou em um defensivo biológico feito de óleos essenciais de citronela e capim-limão.
Foto: Febrace/Divulgação

“Os óleos essenciais de citronela e capim-limão têm um grande potencial para serem usados como defensivos biológicos contra pragas na agricultura, com a vantagem de não serem tóxicos. Sua aplicação, porém, esbarrava em um problema: por serem voláteis, esses óleos são pouco absorvidos pelas plantas e evaporam com facilidade. Usando nanotecnologia, as estudantes Beatriz Meneghetti, Yasmin Ferrari e Pâmela Avelar conseguiram resolver esse problema” – destaca a Febrace.

Leia também:   Inscrições para o Encceja começam nesta segunda-feira

Com ajuda de emulsificantes, elas dissolveram os óleos em água até que eles estivessem em uma escala nanométrica e os aplicaram em culturas de bactérias e fungos. “Com a nanoemulsão do capim-limão, óleo essencial que obteve o melhor resultado, por exemplo, foi possível eliminar e inibir o crescimento de todas as bactérias testadas, fossem elas convencionais ou multirresistentes. O custo do produto é outro diferencial, uma vez que requer uma quantidade muito pequena de óleo para sua produção. Agora, a alunas estão estudando as melhores formas de aplicá-lo nas plantas” – afirma a assessoria da Feira.

 

REGENERON ISEF

A Regeneron International Science and Engineering Fair (ISEF) é uma feira de ciências anual nos Estados Unidos organizada pela Society for Science. O evento reúne mais de 1.700 estudantes de cerca de 70 países, que competem na feira por bolsas de estudo, estágios, viagens de campo e outros prêmios, que juntos perfazem um total 9 milhões de dólares em premiações.

A delegação brasileira é composta, no total, por 25 estudantes. Doze deles foram selecionados pela Febrace, de São Paulo, patrocinada pela Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil, e os demais pela Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), de Novo Hamburgo (RS). Na edição anterior, o Brasil foi o 10º país mais premiado, com oito prêmios e uma menção honrosa.

Leia também:   Manual orienta alunos e escolas da Rede Pública Estadual sobre Programa Pé-de-Meia

 

FEBRACE

Realizada anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e pelo Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), a Febrace é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia em abrangência e visibilidade.

O objetivo é estimular a cultura científica, a inovação e o empreendedorismo na educação básica e técnica, despertando novas vocações nessas áreas e induzindo práticas pedagógicas inovadoras nas escolas. Na feira, são selecionados todos os anos nove projetos para participar da ISEF.

 

Foto do destaque: Febrace/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here