O governador do Estado, Renato Casagrande, participou, na manhã desta quinta-feira (5), da inauguração do FindesLab, no prédio da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória. O hub de inovação da indústria capixaba tem como meta gerar R$ 100 milhões em projetos e atrair mil startups ao longo dos próximos dez anos, além de colocar o Espírito Santo entre os dez estados mais inovadores do Brasil em um prazo de cinco anos, criando oportunidades e empregos.

Com uma política pública de inovação, o governador Casagrande ressaltou a importância das mudanças para a geração de oportunidades e no desenvolvimento do Estado. “Estou empolgado neste momento. [O presidente da Findes], Leo de Castro, citou Israel, que tem um escritor, [Yuval] Harari, que ele coloca duas agendas nesse momento: dos palácios, que é a agenda da inovação; e a agenda dos barracos, que é de quem não tem comida, casa, infraestrutura. E nos cabe, como Governo, que a inovação conecte essas duas agendas. Como a FindesLab pode ajudar uma pessoa que recebe alimentação do Governo para sobreviver? A inovação precisa ser inclusiva e não segregar. Se a gente avança na inovação com políticas públicas que chegam até quem mais necessita, estamos no caminho certo. Na próxima semana vamos lançar nosso programa ES 4.0, que vai apresentar o que estamos construindo em parceria com vocês”, apontou.

Leia também:   Submetralhadora é apreendida em Nova Venécia durante operação contra furtos e roubos na zona rural

Casagrande falou também sobre o momento que o Espírito Santo vive e as expectativas com os investimentos em inovação que o Governo vem fazendo. “O que nós queremos é um Estado eficiente, justo e sustentável. Para ter eficiência precisamos inovar e investir em infraestrutura. Por isso, criamos o Fundo de Infraestrutura para investir em portos, rodovias, na educação, saúde, entre outros pontos. Criamos um Fundo Soberano, que será um instrumento de investimento em empresas privadas que queiram investir no Estado. Colocamos esse Estado Nota A na gestão fiscal em 2012 e se mantém até hoje, mostrando que temos uma estabilidade. Tudo o que investimos em inovação retorna em políticas públicas para o cidadão. Se queremos ter uma sociedade mais justa, precisamos investir em tecnologia”, afirmou.

O presidente da Findes, Leo de Castro, comentou sobre a criação do FindesLab. “A inovação sempre esteve presente na história da humanidade, guiando a evolução do mundo. A Findes, que foi criada em 1958 para apoiar o processo de industrialização do Espírito Santo, dá em 2019 mais um passo importante para tornar a indústria capixaba ainda mais forte. Acreditamos que o novo ciclo de desenvolvimento do Espírito Santo será fruto do surgimento de uma indústria mais inovadora e tecnológica. Não há nada mais inclusivo para a sociedade que a inovação”, destacou.

Leia também:   ESPECIAL DIA DO TRABALHADOR: Relação de trabalho avança com mais benefícios, aponta presidente de conselho da Findes

Hub de inovação

O Findeslab é um hub com toda a estrutura necessária para apoiar o setor nesse processo de inovação, conectando o Estado a uma rede internacional de iniciativas, pessoas e entidades inovadoras.

Idealizado pela Findes para facilitar o acesso das indústrias capixabas à inovação, esse ambiente será operado pelo Senai, entidade indutora da inovação e da transferência de tecnologias para a indústria.

Ambiente colaborativo

Localizado no topo do Edifício Findes, casa da indústria capixaba, o Findeslab é um ambiente colaborativo propício à criação de novos negócios e oportunidades. O seu escopo de atividades foi pensado para que empresas e empreendedores tenham acesso e desenvolvam seus projetos de inovação.

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here