Medindo as expectativas dos brasileiros nas datas mais importantes do varejo, uma pesquisa de mercado e consumo, com 1.123 pessoas, fez um o levantamento do pulso de Dia das Mães.

De acordo com a pesquisa, 68% dos consumidores mostram que a celebração será intimista e com compromissos familiares em casa, seja recebendo ou não visitas ou indo ao encontro de parentes.

Ao serem perguntados onde pretendem comemorar a data, as respostas foram.

. 33% ir para a casa da mãe ou sogra;

. 18% ficar em casa, sem receber visitas;

. 11% receber a família em casa,

. 6% ir para a casa de outros parentes;

. 5% ir a um restaurante com a família;

. 6% não pretendem comemorar;

. 20% não decidiram.

 

O que não pode faltar?

 

Ainda, quando questionados sobre o que não pode faltar no Dia das Mães, as mais diversas palavras e sentimentos apareceram como: respeito, histórias de família, união, música, presentes, comidas especiais, entre outros.

No entanto, o que disparou foi 54% para almoço em família em casa. O almoço com a família em restaurante apareceu também para grande parte dos entrevistados.

Os pratos tradicionais que não podem faltar na mesa apontam o destaque para dois queridinhos: churrasco (26%) e lasanha (25%).

Foto: Freepik Divulgação

 

O que as mães querem ganhar?

Em relação às compras, a pesquisa perguntou para as mães quais seriam os segmentos de presentes escolhidos por elas. Dentre 18 opções, destacam-se com mais de 20% de escolha:

. Vestuário, 41%;

. Viagem, 39%;

. Perfumes, 37%;

. Calçados, 35%;

. Bolsas e Acessórios, 30%;

. Joalheria, 28%;

. Bem-estar (Spa day, massagem, etc.), 24%;

. Dia da beleza (estética), 20%.

Entre as demais opções indicadas pelas homenageadas estão: alimentos e bebidas, 19%; beleza e maquiagem, 19%; entretenimento (shows, cinema), 15%; eletrônicos, 14%; eletrodomésticos, 10%; artesanato, 9%; utilidades domésticas, 9%; decoração, 9%; assinatura de algo que goste, 2% e outros 2%.

 

O bolso está mais apertado este ano

 

A pesquisa mostrou que além das famílias se organizarem para uma programação mais informal, seja em casa ou de familiares e até mesmo no restaurante, o valor de investimento nos presentes também será menor.

. 46% está mais apertado e vai gastar menos que nos anos anteriores;

. 25% está igual aos outros anos, nada mudou;

. 17% mais apertado, mas irá manter a tradição familiar;

. 10% melhor, mas vai manter os mesmos hábitos;

. 2% melhor e vai gastar um pouco mais.

“Praticamente metade dos entrevistados declararam que irão gastar menos do que nos anos anteriores. Isso mostra que já tem alguns anos em que os consumidores estão escolhendo quais datas do varejo irão investir mais e outras menos, e o Dia Das Mães parece estar entrando numa seara mais sentimental do que material, ao contrário do Dia Das Crianças e Natal por exemplo”, analisa a consultora Ana Letycia, da Score Retail, empresa responsável pela pesquisa.

 

VALORES

Em busca de mais informações, a pesquisa perguntou quanto em valores os entrevistados pretendem gastar a mais de sua rotina financeira, englobando tudo o que será feito para si mesmo e para a família. O valor máximo de R$ 250 aparece em disparada, mostrando um ticket médio baixo considerando compra de alimentos, bebidas e presentes para a família.

. 72% declararam até R$ 250;

. 20% de R$ 250 a R$ 500;

. 6% de R$ 501 a R$ 1.000;

. 2% de R$ 1.000 a R$ 2.500.

“As datas comemorativas são momentos especiais, de experiências únicas. Ainda com a economia instável, os gastos menores demonstram cautela financeira o que não reduz a importância e o reconhecimento da data, construir lembranças é um valor importante para os brasileiros”, afirma Ligia Mello, coordenadora da pesquisa.

 

METODOLOGIA

A pesquisa foi feita por abordagem digital com 1.123 respostas, 69% feminino e 31% masculino, em 10 estados. Na pesquisa também são levantadas informações básicas sobre renda familiar. O estudo foi feito em março de 2023 e o resultado apresenta 2,9% de margem de erro.

Foto do destaque: Freepik Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here