Uma hora pode mudar o mundo? Os integrantes da Seção Escoteira Autônoma do Ar Agnes Baden-Powell (47/ES) acreditam que sim. E por isso a tropa está convocando a população de São Mateus e municípios vizinhos para adesão, neste sábado (23), de 20h30 às 21h30, à Hora do Planeta, uma campanha global lançada pelo WWF (Fundo Mundial para a Natureza) com apoio do Movimento Escoteiro, entre outros parceiros nos cinco continentes. As informações são do chefe escoteiro Gilmar Henriques.

“A Hora do Planeta convida você a desligar e passar 60 minutos fazendo algo – qualquer coisa – positivo para o nosso Planeta. Apenas 60 minutos? Sim, apenas uma hora. Pode não parecer muito, mas a magia acontece quando você, e aqueles como você na Ásia e África, América do Norte e do Sul, Oceania e Europa – apoiadores em mais de 190 países e territórios – todos dão uma hora para nossa única casa, criando a Maior Hora para a Terra” – explica o organizador WWF.

De acordo com Gilmar, além da convocação regional, os Escoteiros Mateenses do Ar realizam, também neste sábado, a partir de 19h30, no Ceim São João, um Fogo de Conselho com mística, reflexões e apresentações culturais, seguido de um jantar, com pratos típicos de diferentes países, pela unidade internacional em prol do Planeta Terra. A programação será feita sob iluminação de velas, tochas e lanternas, sem uso de energia elétrica.

Em março de 2023, em apoio à Hora do Planeta, escoteiros mateenses realizaram uma limpeza na faixa de areia da Praia de Guriri, numa parceria com o Projeto Meros do Brasil.
Foto: Divulgação

“A Hora do Planeta ajuda não só durante aquela uma hora em que desligamos a iluminação e os aparelhos elétricos. Ajuda a nos conscientizar e saber o que é o melhor para o mundo. Hora do Planeta nos faz seres humanos melhores”, afirma a futura guia Isabella Lopes Henriques.

Ela explica que fazer coleta seletiva, como já faz em família, reutilizar água e economizar energia são obrigações, assim como ter conhecimento das consequências de cada ação pessoal na natureza. “Saber que se eu jogar lixo no chão pode vir a entupir um bueiro em dia de chuva, e causar inundações”, acrescentou. “Temos que aprender e pôr em prática”.

Presidente da Corte de Honra da Tropa Agnes Baden-Powell, a escoteira Isabella Gobbi Braga reforça que é preciso economizar energia elétrica e reduzir o consumo. Pela proteção da camada de ozônio, Bellinha está disposta a substituir parcialmente a ingestão de carne bovina pelo consumo de peixes e frangos, além de evitar produtos cultivados com fertilizantes químicos. A escoteira planeja ainda adotar a ‘sexta-feira sem carne’.

Em março de 2023, em apoio à Hora do Planeta, as duas Isabellas e os demais escoteiros mateenses realizaram uma limpeza na faixa de areia da Praia de Guriri, numa parceria com o Projeto Meros do Brasil.

 

CONHEÇA A HORA DO PLANETA

O maior movimento ambiental global, a Hora do Planeta já tem diferentes gerações participantes ao longo de quase duas décadas, desde 2007. A campanha de 2024 convida as pessoas a “doar uma hora à Terra”, promovendo ações positivas para o Planeta enquanto fazem algo que amam. Em 2023, a Rede WWF somou mais de 410 mil horas doadas ao Planeta por apoiadores em 190 países e territórios, representando 90% do Planeta, tornando-a a maior Hora da Terra.

Entre os parceiros, Mauricio de Sousa Produções acaba de lançar, pela segunda vez, uma HQ especial com o título Chico Bento e “A Maior Hora do Planeta”, alertando para a importância de conservar os recursos naturais do Planeta e diminuir os impactos do desmatamento nos eventos climáticos extremos.

No Brasil, a Hora do Planeta acontece desde 2009, sempre sob a coordenação do WWF-Brasil, que todo ano convida famílias, escolas, empresas e governos a desligar as luzes de suas casas, prédios e monumentos ou dedicar 60 minutos para atividades ligadas ao meio ambiente como um marco simbólico desse eco-despertar.

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here