Começa neste mês de março a vacinação contra a Influenza no Espírito Santo. A Secretaria da Saúde (Sesa) decidiu antecipar a 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza e a expectativa é de imunizar cerca de 1,5 milhão de pessoas.

Conforme a Sesa, a campanha será dividida em duas etapas e tem por objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da Influenza na população-alvo para a vacinação. Com a chegada das doses ao Estado ontem, a imunização nos municípios pode começar ainda nesta semana e estende-se até o dia 3 de junho. O dia D de mobilização social vai acontecer em 30 de abril.

Para este ano, a primeira etapa vai contemplar os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde –uma população estimada, segundo dados do Ministério da Saúde, de 704.772 pessoas. A vacinação para a primeira etapa ocorre até o dia 2 de maio.

Na segunda etapa, com previsão de início no dia 3 de maio, serão contemplados crianças –de 6 meses a menores de 5 anos–, além de gestantes, puérperas, povos indígenas, professores, pessoas com deficiência permanente e com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário e urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas, que juntos formam uma população de 787.802 pessoas no Estado.

“A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório, e é de alta transmissibilidade e de distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias”, explica a Sesa.

Coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis da Sesa, Danielle Grillo aponta que é importante que o Estado siga as recomendações do Ministério da Saúde em alcançar a meta de vacinação de 90% dos grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes, puérperas, idosos com 60 anos ou mais, povos indígenas, professores e trabalhadores da saúde.

“Fomos um dos únicos estados do Brasil a atingir a meta no último ano, diante de um esforço e dedicação dos municípios em ofertar as doses aos públicos prioritários. Alcançar a cobertura de 90% se traduz em maior segurança à população prioritária, que tem mais chances de adoecimento e casos graves de gripe. Por isso, é tão importante que eles se vacinem. É importante ressaltar que, independentemente de terem tomado a dose recentemente, se for a vacina influenza com as cepas de 2021, é necessária a dose com a vacina atualizada este ano, de acordo com as cepas que estão em circulação no ano 2022” – ressalta.

Com a chegada das doses ao Estado ontem, a imunização nos municípios pode começar ainda nesta semana.

 

Campanhas simultâneas

 

Vitória – Para este ano, os capixabas terão outras oportunidades de atendimento na ida ao ponto de vacinação do município. É que, concomitante à Campanha de Vacinação contra a Influenza, também está disponível para alguns públicos, doses contra o sarampo, além da vacinação contra a covid-19.

A população idosa com 60 anos ou mais, que será contemplada na primeira etapa de vacinação contra gripe, também poderá colocar o esquema vacinal contra a covid-19 em dia, caso haja atraso em alguma dose. Para aqueles que estão com o esquema completo com três doses, há ainda a oportunidade de tomar a quarta dose, que está autorizada no Estado desde segunda-feira.

Em relação aos trabalhadores da saúde, há a oferta de doses contra o sarampo, por meio da 8ª Campanha Nacional de Seguimento e Vacinação de Trabalhadores da Saúde contra o Sarampo.

Já para as crianças, os pais devem ficar atentos às datas, uma vez que as campanhas de Influenza e Sarampo para este público têm previsão de início no dia 3 de maio. “Vale ressaltar que a vacinação contra a covid-19 não contempla crianças menores de cinco anos”, frisa a Sesa.

 

Foto do destaque: Divulgação

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here