No Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo –2 de abril–, cerca de 600 pessoas participaram do 2º Encontro de Mães e Pais de Portadores de Autismo, realizado pela Associação dos Amigos dos Mateenses Autistas (AAMA), com o apoio da Prefeitura, através das secretarias de Educação e de Comunicação.

Com o tema Mais informação, menos bullying, as crianças tiveram parquinho, brinquedos infláveis, pipoca, picolé e lanche. Para os adultos, além do sorteio de brindes, foram oferecidas palestras educativas com a neurologista pediátrica Ellen Teixeira e com o terapeuta ocupacional Carlos Eduardo Celani.

Representando o prefeito Daniel Santana, a secretária municipal de Educação, Marília Alves, falou sobre a atenção que a atual gestão municipal vem dando à Educação Especial e os avanços obtidos, que têm tornado cada vez mais inclusiva a Educação na rede municipal.

O PODER PÚBLICO E O AUTISMO EM SÃO MATEUS

Leia também:   Em São Mateus, 98,93% dos jovens de 15 a 19 anos estão alfabetizados

A atual gestão municipal tem um olhar diferenciado sobre o público de autistas e seus responsáveis. A Lei 2032/2022, assinada em fevereiro de 2022, instituiu a Carteira Municipal de Identificação do Autista (CMIA), destinada a conferir identificação à pessoa diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista (TEA) no Município de São Mateus.

O objetivo da ação é garantir atenção integral, pronto atendimento e prioridade no atendimento e no acesso aos serviços públicos e privados, em especial nas áreas de Saúde, Educação e Assistência Social.

A pessoa portadora de transtorno do Espectro Autista (TEA) é legalmente considerada pessoa com deficiência para todos os efeitos, com direito a assistência social. As carteirinhas começaram a ser entregues em julho de 2022.

Foto do destaque: Secom-PMSM/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here