Estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Ensino Médio Córrego de Santa Maria ficaram impressionados e maravilhados na manhã desta quinta-feira (27) na sede da Rede TC de Comunicações. A visita, para enriquecimento de conhecimento, fez parte da culminância das disciplinas eletivas Olhar fotográfico e Manchete em foco, realizada no primeiro trimestre deste ano.

Ao todo, 31 estudantes da Escola Santa Maria visitaram a sede da Rede TC de Comunicações nesta quinta-feira.
Foto: Tatiana Milanez/TC Digital

No total, 31 estudantes do ensino médio foram acompanhados pelas professoras Maria da Penha Sales Pelanda e Valdenise Suanderhus, além da pedagoga Joziane da Silva Fernandes.

Atentos às explicações do jornalista Claudio Caterinque e interagindo com perguntas, os estudantes conheceram cada processo de produção do jornal Tribuna do Cricaré, passando pelos setores de Redação, Editoração Eletrônica e Parque Gráfico.

Arthur: “Achei muito interessante porque mostra o processo como é feito o jornal”.
Foto: Tatiana Milanez/TC Digital

“Achei muito interessante porque mostra o processo que é feito o jornal. Muita gente não sabe porque só pega depois de tudo impresso. Não sabe que é um processo complexo, tem várias máquinas, até chegar ao ponto de estar pronto para ser lido” – afirma o estudante Arthur Sian, de 17 anos, do 3º ano do ensino médio, que optou pela disciplina eletiva Olhar fotográfico. “Enriqueceu a eletiva porque a gente aprendeu cosias novas”, acrescenta.

Residente na localidade de Nova Vista II, em Santa Maria, Arthur salienta que o projeto de vida dele é trabalhar na área da agricultura e permanecer na zona rural de São Mateus. Mesmo assim, se mostrou entusiasmado e curioso em cada processo de produção do jornal.

 

“Experiência diferente”, avalia estudante

 

Como Arthur, a estudante Laysla Santos da Silva, de 15 anos, residente na localidade de Nova Lima, também se mostrou entusiasmada na visita que fez à sede da Rede TC de Comunicações nesta quinta-feira. Ela almeja fazer o curso superior de Direito.

Laysla: “Uma experiência diferente conhecer a produção do jornal”.
Foto: Tatiana Milanez/TC Digital

No 1º ano de ensino médio e tendo optado pelas aulas da disciplina eletiva Manchete em foco, Laysla avalia como “muito importante” e “uma experiência diferente” conhecer a produção do jornal. Afirmando estar impressionada, ela destacou, principalmente, as máquinas de impressão.

 

“Comprovar a teoria na prática”

 

Responsável pela disciplina eletiva Olhar fotográfico, a professora de Ensino Religioso, Maria da Penha Sales Pelanda, destaca que a visita dos estudantes teve o objetivo de proporcionar a eles uma comprovação, na prática, do que aprenderam e conheceram nas aulas neste primeiro trimestre.

Conforme explica, a disciplina eletiva “é uma oportunidade de os alunos escolherem ações propostas pelos próprios professores, pensando na vida profissional”. Outro objetivo é potencializar a perspectiva profissional dos estudantes, ou mesmo possibilitar que eles descubram a aptidão profissional.

A professora Maria da Penha detalha que os estudantes registrarão a experiência da visita à Rede TC.
Foto: Tatiana Milanez/TC Digital

“Às vezes, não conhece o processo como esse jornal chega até a gente, como que essas fotos chegam até o jornal para serem publicadas. A visita partiu dessa oportunidade que temos no Município de São Mateus” – sustenta.

A partir da visita à Rede TC, os estudantes registrarão e escreverão sobre o significado para eles da experiência do contato com o jornal diário. “A gente vai socializar através de uma roda de conversa, fazer um painel na escola, onde vamos expor para a comunidade escolar, através das fotos que estão sendo registradas” – destaca Maria da Penha.

 

“Eles estão maravilhados”

Professora de Língua Portuguesa e responsável pela disciplina eletiva Manchete em Foco, Valdenise Suanderhus também disse ter ficado impressionada com a visita à Rede TC de Comunicações e manifestou a sensação dos estudantes. “Eles estão maravilhados, eu fiquei maravilhada, até mesmo me surpreendi. Tenho certeza que eles saíram daqui com aprendizado, uma vivência melhor” – ressalta.

Valdenise: “Tenho certeza que eles saíram daqui com aprendizado, uma vivência melhor”.
Foto: Tatiana Milanez/TC Digital

A professora reforça que uma situação é ficar na sala de aula mostrando na teoria, outra é sentir a prática. “Mostrar que aqui dentro de São Mateus tem um local que produz um jornal é maravilhoso”, sustenta.

Valdenise afirma que a avaliação dos estudantes na visita foi positiva e que eles demostraram muito interesse. Inclusive, ao final da visita, fizeram questão de levar exemplares da edição do dia. “Surtiu muito efeito e vai surtir mais ainda porque são valores que a gente está deixando para eles. Agradeço muito a vocês em abrir as portas para que eles tenham essa vivência”, reforçou.

Foto do destaque: Tatiana Milanez/TC Digital

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here