Por

Daniel Dias

AutoMotrix

 

 

Desde 2018 no mercado brasileiro como a versão sedã do Polo, o Virtus chega à linha 2023 com uma nova lista de itens de série a partir das variantes mais básicas e a inédita configuração topo de gama Exclusive. Uma ideia que transparece nas evoluções no design é o desejo de “se afastar” do hatch compacto do qual se originou. Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o Virtus luta para manter a tradição de sedãs bem-sucedidos da Volkswagen no Brasil e não fazer feio na galeria com modelos dotados de carisma, como o Voyage, o Santana, o Passat alemão e o Jetta. Para atingir o nível de prestígio dos “colegas de marca”, o Virtus precisa alavancar suas vendas no país. Em 2022, o sedã teve exatamente 5.626 unidades emplacadas, com a média de 468 exemplares mensais de janeiro a dezembro. Um desempenho pálido perante os líderes do segmento de sedãs compactos: o Chevrolet Onix Plus, que teve 75.243 unidades comercializadas no ano passado, o Fiat Cronos (41.680), o Hyundai HB20S (25.497), o Honda City (22.132) e o Toyota Yaris sedã (15.783).

O sedã compacto reestilizado está previsto para desembarcar nas concessionárias nacionais no início de março em cinco versões, a TSI manual, com preço de R$ 103.990, a TSI automática, a R$ 112.990, a Comfortline, a R$ 121.990, a Highline, a R$ 130.030, e a nova Exclusive, a R$ 144.990. Todas ganharam rodas renovadas. A cor de carroceria Azul Biscay é inédita, acompanhada do Branco Cristal, do Cinza Platinum, do Preto Ninja e do Prata Sirius. Os trunfos para a tarefa do novo Virtus se iniciam no design da dianteira, com novo conjunto óptico e auxiliares de neblina em leds de série para todas as configurações, capô mais imponente, perfil mais alto e para-choque sofisticado. Com elementos inéditos, a traseira recebeu lanternas em leds com nova assinatura e que invadem a tampa do porta-malas. O emblema, com o nome do modelo, aparece centralizado e acompanhando o novo logotipo da marca. Na Highline, o carro tem um friso cromado na parte inferior da traseira e refletores.

Por dentro, o painel recebeu revestimentos com costuras duplas, assim como os acabamentos de porta. Os bancos são totalmente novos, em couro a partir da Comfortline, e com detalhes na cor Marrom Mocca na Highline. O volante multifuncional tem o mesmo acabamento, mas em preto, enquanto a manopla de câmbio tem detalhe iluminado, assim como nos SUVs T‑Cross e Taos. A central multimídia VW Play, de 10,1 polegadas, o painel de instrumentos 100% digital, de 10,25 polegadas, e o ar-condicionado Climatronic Touch compõem os equipamentos de conectividade, de informações ao motorista e de conforto. De fábrica em todas as versões, o sedã ganhou carregador de celular por indução e duas entradas USB-C. Os passageiros do banco de trás contam ainda com saída de ar-condicionado e outras duas entradas USB-C. O porta-malas do Virtus tem 521 litros de capacidade, o maior da categoria.

Inspirada no sedã clássico da Volkswagen de 1990, o Santana EX, a nova versão Exclusive vem para assumir o posto de mais completa e sofisticada da família do Virtus. De acordo com a marca alemã, a soma do design exclusivo, a tecnologia e o desempenho do motor 250 TSI faz da Exclusive um carro versátil, com todas as características de um sedã requintado com desempenho de esportivo, com quatro modos de condução à disposição (“Eco”, “Normal”, “Esporte” e “Individual”). O design da “top” tem detalhes próprios, com para-choques com frisos em cinza e o emblema “Exclusive” na grade dianteira. Nas laterais, as rodas são de 18 polegadas com acabamento escurecido. O nome “Exclusive” conecta o para-lama com a porta dianteira e, na traseira, o estilo é minimalista e sofisticado ao mesmo tempo, com emblemas pintados em black preto. Os bancos em couro recebem costura e design únicos. As costuras duplas estão ainda no painel e portas dianteiros, no volante e no apoio de braço do console central. A marca “Exclusive” é gravada no acabamento em couro ao lado da saída de ar-condicionado do passageiro e nos encostos de banco. A configuração que completa a linha do novo Virtus chegará ao mercado depois das outras, mas ainda no primeiro semestre deste ano.

Debaixo do capô, o novo Virtus está equipado com motores da linha TSI (turbo). As configurações são o 170 de até 116 cavalos de potência e 16,5 kgfm de torque com câmbio manual de 5 marchas ou automático de 6 para a versão de entrada, o 200 de até 128 cavalos e 20,4 kgfm para a Comfortline e a Highline e o 250 de 150 cavalos e 25,5 kgfm especialmente para a Exclusive. Nas três variantes mais caras, a transmissão é a automática de 6 velocidades. Para todas as versões, o sedã ainda terá o Pacote Black. O kit contempla rodas exclusivas e capa de retrovisor em black preto, tapetes de borracha, spoiler na tampa traseira, pedaleiras em alumínio, adesivos nas soleiras e capa para chave.

O novo Virtus teve seu pacote de assistências ao motorista incrementado. O ACC (controle de cruzeiro adaptativo) e a AEB (frenagem autônoma de emergência) são de série nas configurações com câmbio automático, ao lado da função frenagem de manobra, de seis airbags, do detector de fadiga, do sistema de frenagem pós-colisão, do XDS+ – sistema que utiliza as pinças de freio dianteiras para oferecer mais aderência em curvas, controlando a entrega de potência -, e do BSW, função para atender automaticamente à película de água nos discos dianteiros em dias de chuva, permitindo melhor desempenho de frenagem em piso molhado. Quem comprar o novo Virtus, entrará no programa “Revisão de Série da VW”, podendo fazer as três primeiras revisões gratuitamente.

 

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