O Diretor Geral da Rede TC de Comunicações, Márcio Castro, conclamou todos os vereadores de São Mateus a lutarem pela suspensão da venda dos ativos da Petrobras e pela transformação do Ceunes em Universidade Federal do Norte do Espírito Santo.

A manifestação foi feita na noite de terça-feira (14), em sessão ordinária da Câmara Municipal na qual o jornal Tribuna do Cricaré recebeu Voto de Congratulação pelos 39 anos de circulação ininterrupta, completados no dia 12 de janeiro.

Ao agradecer a homenagem, Márcio Castro disse que a recebia com a alegria com que o jornal Tribuna do Cricaré executa sua missão. E dentro desse trabalho em prol da sociedade, ressaltando a fala do presidente Paulo Fundão de a Câmara ser uma caixa de ressonância da comunidade, o Diretor Geral conclamou todos os parlamentares a duas lutas de interesse comunitário “de caráter estratégico para o desenvolvimento do Município”.

Sobre a Petrobras, o Sindicato dos Petroleiros do Espírito Santo (Sindipetro-ES) pediu diretamente ao novo presidente da estatal Jean Paul Prates, no dia 27 de janeiro, a suspensão da venda dos ativos no norte do Estado. Aos vereadores, contextualizou que há campos de produção já vendidos e quitados, mas há outros que as empresas não concluíram a compra.

“E o novo governo federal tem dito que não vai privatizar. Quem pagou, pagou, é dele. Quem não pagou, a Petrobras estaria propensa a retomar a atividade produtiva nesses campos. Então, nós temos a possibilidade de conseguir que a Petrobras retorne a São Mateus com seus empregados, com sua tecnologia e tudo mais” – reforça Márcio Castro.

 

Salários melhores e movimento na economia

Márcio Castro ressalta que a preocupação com a venda dos ativos da Petrobras não é nenhuma questão ideológica, porque os compradores são privados. “São todas as empresas bem-vindas e assim eu acho que deve ser”, frisa.

Leia também:   PRF resgata criança de 2 anos em condições de vulnerabilidade às margens de rodovia no ES

Ele explica que a preocupação é que as empresas vão explorar o petróleo que já é conhecido, que a Petrobras descobriu e identificou. “E o petróleo que não se conhece, que ainda está nas profundezas de nossas terras? Quem vai pesquisá-lo? Essas empresas têm porte para fazer isso? Elas têm capital para poder investir no risco de fazer grandes explorações, muitas vezes infrutíferas, outras vezes frutíferas? Ou apenas vão tirar o petróleo que conhecem e ao final dão tchau e vão embora?” – questiona.

Neste sentido, Márcio conclamou a Câmara, com assinatura de todos os vereadores, a encaminharem ofício ao Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ao presidente da estatal Jean Paul Prates, para que reverta as concessões não concretizadas ainda, no sentido de retomar as atividades da Petrobras em solo mateense.

“Isso contribui não só para a geração de emprego qualificado, com salários melhores, que vão movimentar o comércio, movimentar a nossa economia”.

O administrador de empresas e jornalista sugeriu ainda que, junto com o Poder Executivo Municipal, os parlamentarem mobilizem a sociedade civil nessa luta.

Universidade para gerar novas oportunidades

Assim como a luta pelo retorno das atividades da Petrobras a São Mateus, Márcio Castro enfatiza a relevância da transformação do Ceunes em Universidade Federal do Norte do Espírito Santo. “Tenho certeza que será geradora de novas oportunidades para os nossos filhos e para toda a comunidade regional”, avalia.

Márcio rememorou aos vereadores que o Ceunes foi implantando no Município no primeiro governo do Presidente Lula, atendendo reivindicação comunitária regional e de São Mateus. Na oportunidade, conforme explica, a Câmara Municipal participou ativamente do movimento pró-universidade e afirmou ter certeza que os vereadores da atual legislatura honrarão essa tradição e se engajarão nessa luta. A campanha comunitária foi vitoriosa com a implantação do Ceunes e também com abertura de portas para a criação de várias unidades do Instituto Federal do Espírito Santo.

Leia também:   Homem é morto a tiros na zona rural de Linhares

O Diretor-Geral da Rede TC reforçou que o atual Governo já manifestou que vai retomar os investimentos na ampliação do ensino público federal. Sendo assim, cria-se uma conjuntura favorável a transformação do Ceunes em universidade federal autônoma, desvinculada da Ufes. Desta forma, conclamou os vereadores a fazerem um ofício colocando isso como prioridade de investimento em São Mateus para o Presidente Lula e para o ministro da Educação, Camilo Santana.

Ciety afirma que será a primeira a assinar

Primeira-secretária da Mesa Diretora, a vereadora Ciety Cerqueira parabenizou o Diretor-Geral da Rede TC pela fala na Câmara. A parlamentar frisou a disposição de ser a primeira parlamentar a assinar o ofício pelo Legislativo na luta pela retomada das atividades da Petrobras em São Mateus e pela transformação do Ceunes em Universidade Federal do Norte do Espírito Santo.

“Estou aqui para dizer que serei a primeira a fazer parte desse ofício”, disse Ciety, em relação ao pedido de Márcio Castro para que a Câmara oficie ao Presidente Lula, ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e ao ministro da Educação, na luta pela presença da Petrobras em São Mateus e pela elevação do Ceunes a Universidade Federal do Norte do Espírito Santo.

Leia também:   PF cumpre mandado no ES em operação contra fake news eleitoral

Ciety explicou ainda que o Presidente Lula retirou a Petrobras e os Correios, entre outras empresas, do caminho das privatizações. Além disso, ela recordou de reunião no início do mandato de Lula com os reitores das universidades federais, na qual garantiu autonomia e mais recursos para a área de ciência e tecnologia.

Paulo Fundão ressalta que o jornal Tribuna do Cricaré é propulsor de desenvolvimento

O Voto de Congratulação ao jornal Tribuna do Cricaré é de autoria do presidente da Casa, vereador Paulo Fundão. Na justificativa, o parlamentar ressalta que o veículo de comunicação foi fundado em 12 de janeiro de 1984 pelo jornalista Antônio de Castro e tem à frente o jornalista e administrador Márcio Castro. “Tendo atuado como vitrine das belezas do Município de São Mateus e como portal que conecta a população mateense com o Espírito Santo, o Brasil e o Planeta Terra”, enfatiza.

Paulo Fundão ressalta que, ao longo de quase quatro décadas, o jornal Tribuna do Cricaré é um “propulsor do desenvolvimento do Município de São Mateus e verdadeiro ambiente de debates da sociedade mateense e regional”.

O presidente acrescenta que a TC tem sido uma escola formadora de líderes, abrindo e conduzindo debates, compartilhando anseios e demandas, elevando a autoestima dos munícipes e emancipando, com protagonismo e visibilidade, as lideranças de organizações populares.

“Com uma linha editorial autointitulada comunitária-construtivista, impacta áreas tão diversas e projeta talentos e instituições que hoje orgulham também o Espírito Santo, como na cultura, nas artes, no esporte, na educação, no turismo, na política, na comunicação e nas ciências, entre outras áreas”, afirma o presidente da Câmara Municipal de São Mateus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here