O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran-ES) inicia, nesta semana, uma campanha educativa com foco nos motociclistas que circulam no Estado. O objetivo é chamar a atenção da população para o alto índice de vítimas fatais em acidentes envolvendo motociclistas e conscientizar os condutores para os cuidados necessários no trânsito para preservar a própria vida.

A campanha utiliza dados recentes do Observatório de Segurança Pública apresentados pela Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) no relatório Acidentes fatais com motociclistas: perfil dos acidentes no Espírito Santo – 2019, além de estatísticas de atendimento do Corpo de Bombeiros e do Samu a motociclistas em acidentes nas vias capixabas.

A expectativa do diretor geral do Detran-ES, Givaldo Vieira, é atingir o público que é a principal vítima desses acidentes e conseguir reduzir o número de mortes entre os motociclistas. “Pelos dados do perfil extraído do relatório da Sesp, as principais vítimas fatais dos acidentes com motocicletas são homens jovens com idades entre 17 e 25 anos. E por isso a escolha dessa linguagem dos games, que acreditamos que vai chamar a atenção dessas potenciais vítimas de forma mais efetiva. Temos acompanhado o aumento das mortes de motociclistas nos últimos dois anos, além do número de vítimas que ficam com sequelas graves e permanentes. Queremos que isso seja um alerta para que cada um adote as medidas de segurança necessárias para a preservação da vida no trânsito e a redução desses números que são muito graves” – enfatizou Givaldo.

Leia também:   Polícia Civil realiza operação contra grupo criminoso da Grande Vitória

ACIDENTES FATAIS

O relatório Acidentes fatais com motociclistas: perfil dos acidentes no Espírito Santo – 2019, do Observatório de Segurança Pública, pertencente à Sesp, traz dados para o planejamento de ações voltadas para os motociclistas no Estado.

Segundo o estudo, em 2012, 369 motociclistas foram vitimados fatalmente em acidentes de trânsito. Esta foi a maior quantidade de óbitos da série histórica. “Nos quatros anos seguintes, de 2013 a 2016, houve queda consecutiva. Já em 2017 houve aumento em relação ao ano anterior, situação que voltou a acontecer em 2018, completando dois anos de aumento consecutivo. Isso acende o sinal de alerta e reforça a necessidade de realizar um acompanhamento mais dinâmico dos dados para permitir tomadas de ações mais eficazes” – destaca a Assessoria de Comunicação do Detran-ES.

Vitória-ES

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here