Aproveitar o avanço tecnológico para oferecer serviços melhores e com mais segurança aos dados pessoais. O assunto foi destaque na abertura da V Semana Estadual de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizada na tarde desta quinta-feira (30), no auditório da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande, secretários estaduais e o presidente da Findes, Léo de Castro.

Iniciando as atividades, o presidente do Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação (Prodest), Tasso Lugon, apresentou um panorama da legislação referente à preservação dos dados no Brasil e no mundo. “Empresas de grande porte, como o Google e o Facebook, já tiveram problemas com vazamento de informações. Esse evento tem como foco fomentar a segurança dos dados do cidadão, com base na nova lei” – afirmou.

A secretária estadual de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro, destacou que a inovação deve estar diretamente ligada à transparência e à eficiência: “Nosso desafio é trazer a inovação para todo o setor público estadual. Temos uma parceria com o Prodest para alcançar esse objetivo e outras ações voltadas para concretizar esse objetivo, como o Laboratório de Inovação na Gestão e o Acelera Inoves”.

Leia também:   Gêmeos Digitais: técnica traz inovação na construção civil

O governador Renato Casagrande reforçou a importância desse “ambiente de inovação” em todos os setores do poder público para o benefício dos cidadãos. “Não se pode ter um governo analógico. Tudo o que estamos discutindo hoje são tecnologias à disposição de todos e fornecemos, todos os dias, os nossos dados e informações. Fundamental uma política de segurança e o que nós queremos de inovação na administração pública nos dará mais informações do cidadão e teremos que ter responsabilidade com esses dados” – comentou.

Casagrande lembrou, ainda, que o olhar do poder público deve mirar as pessoas e não apenas as máquinas. “Temos que saber como aproximar as pessoas que precisam de uma cesta básica, de um atendimento básico de saúde, enquanto de outro lado existe os avanços tecnológicos. Enquanto alguns discutem segurança de dados, pessoas pensam em como não morrer de fome. E podemos unir os dois lados para que os avanços tecnológicos sirvam para políticas públicas eficientes para quem mais necessita” – ponderou o governador.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here