O intercâmbio científico nacional Darwin Day tem início nesta quinta-feira (9), às 9h, no auditório do Centro Universitário Norte do Espírito Santo (Ceunes). A programação, que faz parte de uma celebração mundial em homenagem a Charles Darwin, é promovida pela Sociedade Brasileira de Genética (SBG) através da Regional Leste que envolve os estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Neste ano, quem organiza o intercâmbio é o Ceunes, tendo como um dos coordenadores o professor titular do Departamento de Ciências Agrárias e Biológicas, Vander Calmon Tosta.

O Darwin Day reúne os medalhões do estudo da genética e da evolução no País com professores renomados na área científica, num total de 24 palestrantes nos dois dias. Entre eles estão o professor da UFMG, ex-presidente da SBG e membro titular da Academia Brasileira de Ciências, Fabrício Santos; o professor e pesquisador do Instituto de Bioquímica Médica da UFRJ e secretário da Regional Leste da SBG Francisco Prosdocimi; o professor da Universidade Federal de Viçosa Lucio Antônio de Oliveira Campos; e o diretor presidente do Instituto Nacional Mata Atlântica, o professor Dr. Sérgio Lucena.

Leia também:   Comunidade de Fátima celebra Festa da Padroeira com Santa Missa, ofício e procissão a partir desta quinta-feira

“Estamos com tudo montado, palco pronto. Alguns palestrantes já chegaram e os demais chegam no início da noite [de quarta]. A Abertura acontece às 9h no auditório do Ceunes” – reforça o professor. “Estamos com expectativa de público em torno de 250 pessoas” – complementa.

Para o diretor do Ceunes, professor Luiz Favero, o momento é de extrema importância para reforçar o papel da ciência na Educação. “O evento promoverá um intercâmbio de saberes com pesquisadores vindos de outras universidades e de outras instituições, bem como com a comunidade interna e externa ao campus São Mateus da Ufes. Trata-se de uma excelente oportunidade de reforçar o papel da ciência e da educação no processo civilizatório” – frisa.

A preparação do auditório do Ceunes onde acontece a abertura do Darwin Day foi concluída na manhã desta quarta.

O diretor espera, além de toda a riqueza científica e cultural proporcionada pela programação do evento, uma grande participação do público externo. “Eventos de tal magnitude reforçam a importância da universidade pública, instituição que pertence ao povo e que tem como missão colaborar com o desenvolvimento do nosso País” – enfatiza. “Faço um agradecimento especial à Tribuna do Cricaré pelo enorme apoio dispensado ao evento” – complementa.

Leia também:   Mateenses entusiasmados para o duelo Galo e Flu no Estado

 

EXPOSIÇÕES

Durante o Darwin Day ocorrem duas exposições científicas na Biblioteca do Ceunes, abertas à visitação de escolas públicas de São Mateus. Uma delas é a exposição Fritz Muller 200 Anos, da Sociedade Brasileira de Pesquisa Científica (SBPC), que homenageia o naturalista catarinense Fritz Muller, brasileiro que teve influência nos trabalhos de Charles Darwin.

A segunda exposição trata-se do Museu da Vida, que trará a São Mateus parte do acervo da Ufes que contabiliza mais de 100 mil visitações anuais.

 

PARCERIA

A Rede TC de Comunicações é parceria do intercâmbio científico nacional sobre genética e evolução, o Darwin Day, que acontece no Ceunes nesta quinta e sexta-feira.

 

Foto do destaque: Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here