O Fanzine “Preta e só”, da autora capixaba Juh D’Lyra, teve o pré-lançamento na Bienal do Livro Rio 2021, que aconteceu no RioCentro, de 03 a 12 deste mês, no Rio de Janeiro. Esse sonho para a escritora de 19 anos se concretizou, ao receber o apoio do Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha, em Vila Velha, para a compra das passagens interestaduais.

Ela é a primeira jovem do Estado a receber esse benefício. “Foi um grande incentivo para a divulgação da literatura capixaba. Vendi 30 livros que debatem a solidão da mulher negra nos amores e também a falta de afeto. Se não fosse o apoio do CRJ, não estaria aqui na Bienal. Pretendo fazer o lançamento do fanzine, em janeiro, no Estado”, disse Juh D’Lyra, que é moradora da Grande Terra Vermelha.

Moderno e acolhedor, o CRJ Terra Vermelha oferece, além de passagens, passeios, vivências e/ou visitas, cursos, oficinas de profissionalização, esporte e cultura, empréstimos de equipamentos audiovisuais, além de contar com salas, espaços com acesso à internet e computadores para trabalho ou escola. Tudo de graça.

Leia também:   Manual orienta alunos e escolas da Rede Pública Estadual sobre Programa Pé-de-Meia

Atualmente, há dois CRJs do Governo do Estado em funcionamento, um em Feu Rosa, na Serra, e outro em Terra Vermelha, em Vila Velha. Para participar das atividades, basta ter entre 15 e 24 anos. Os jovens dessas cidades que desejarem esse benefício das passagens interestaduais devem fazer o pedido diretamente nos CRJs.

O CRJ conta também com uma equipe interdisciplinar com psicólogo, terapeuta ocupacional, educador social e assistente social para atender e acompanhar os jovens nas necessidades deles.

“Em breve, vamos ter o nosso grande projeto realizado no município e em todo o Estado, que é a implementação de 14 CRJs em dez cidades, para que possamos trazer ainda mais oportunidades para as nossas juventudes. Eles são uma das grandes entregas do Programa Estado Presente em Defesa da Vida e representam o maior investimento já feito às juventudes no Espírito Santo”, pontuou a secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo.

Estado Presente

O Governo do Estado vai implementar 14 CRJs, incluindo Vila Velha, Serra, Cariacica, Vitória, Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, São Mateus, Aracruz, Colatina e Guarapari, que são os territórios que compõem o Projeto Estado Presente: Segurança Cidadã.

Leia também:   Jovens quilombolas se unem para realizar filme no norte do Espírito Santo

O Centro de Referência das Juventudes é uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, que conta com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para a implementação de ações de prevenção e combate à violência. O objetivo é contribuir para a redução dos elevados índices de crimes violentos (homicídios e roubos) entre jovens de 15 a 24 anos, nas regiões de maior vulnerabilidade social e, historicamente, mais atingidas pela violência.

 

Serviço:

 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Terra Vermelha

Endereço: Rua Barra de São Francisco, 160, Terra Vermelha, Vila Velha.

Funcionamento: de segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 21h.

Telefone: (27) 99898-2430.

 

Centro de Referência das Juventudes (CRJ) Feu Rosa

Funcionamento: das 9h às 21h de segunda-feira a sexta-feira. Sábados com atividades a definir.

Local: Rua dos Cravos, nº 103A, Feu Rosa, Serra (em frente ao Supermercado Extrabom).

Contato: (27) 99848-4778.

 

 

Foto do destaque: GovernoES/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here