Estudantes, professores e técnicos administrativos do Centro Universitário Norte do Espírito Santo debatem nesta quarta-feira (18), às 19h, a criação da Universidade Federal de São Mateus, por desmembramento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A live O ensino superior no norte do Espírito Santo: visões da comunidade interna é a segunda realizada pela comissão especial criada para organizar debates sobre o assunto. O debate será transmitido no canal do Youtube do Ceunes.

Presidente da comissão, o professor Vander Calmon Tosta detalha que foram convidados dois estudantes, dois professores e dois técnicos para falarem no debate. Os estudantes são Maria da Conceição Soares (Pedagogia) e Lorena Barros (Matemática e presidente do Diretório Acadêmico).

Os professores são Raphael Góes Furtado (Física) e Yuri Walter (Engenharia de Produção). Já os representantes dos técnicos serão Alexandre Magno Araújo (diretor da Secretaria única de Graduação – Sugrad) e Carlos Nunes Cordeiro (ex-diretor do Restaurante Universitário).

O professor Vander ressalta que foram convidados, em cada categoria da comunidade interna, um representante favorável e outro contrário ao desmembramento do Ceunes da Ufes.

Leia também:   Em São Mateus, 71,82% dos quilombolas têm menos de 50 anos, aponta IBGE

O debate será mediado pelo professor Ailton Pereira Morila (Departamento de Educação e Ciências Humanas). As pessoas que acompanharem a live do debate poderão fazer perguntas para os convidados.

 

Discussão reiniciada em maio

Em maio deste ano, o deputado federal Neucimar Fraga apresentou o Projeto de Lei 1.964/2021 que autoriza a criação da Universidade Federal de São Mateus por desmembramento da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

A criação da Universidade Federal de São Mateus, sugerida também como Universidade Federal do Norte do Espírito Santo, é uma luta da sociedade mateense e regional iniciada na década de 1980. O deputado entende que o centro universitário possui estrutura consolidada, com docentes e técnicos, e com o desmembramento não haverá novas despesas para a União.

 

COMISSÕES

Diante do reinício das discussões, o Ceunes criou, no dia 5 de julho, duas comissões especiais. A comissão presidida pelo professor Vander tem o objetivo de organizar debates com as comunidades interna e externa sobre a possibilidade de criação da universidade federal por desmembramento do Ceunes da Ufes.

Leia também:   Harpia representará o norte do Estado no Campeonato Capixaba Feminino de futebol

A live desta quarta-feira é a segunda organizada por esta comissão. A primeira ocorreu no dia 2 de agosto, na qual participaram como convidados a representante da Associação de Ex-Alunos da Ceunes, Mady Oliveira, e o ex-aluno e atualmente técnico da Fazenda Experimental do Ceunes, o doutorando Gleison Oliosi.

A outra comissão foi instituída para fazer um levantamento administrativo do que é necessário para a transformação do Ceunes em universidade federal. Essa comissão é presidida pela professora Katia Maria Morais Eiras.

 

Foto do destaque: TC digital

COMPARTILHAR

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here